terça-feira, 14 de julho de 2015

2 Timóteo 3:12

2 Timóteo 3:12 - E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
E TAMBÉM TODOS OS QUE. No texto anterior, o autor se reportava sobre seus casos de perseguições sofridas em Antioquia, Icônio e Listra, por ser um mensageiro do evangelho de Cristo naquela região, fazendo com que em vários momentos chegasse bem perto da morte. Depois de escrever sobre o seu testemunho pessoal, o apóstolo direciona as mesmas coisas para todos aqueles que escolhem trilhar o caminho do reino de Cristo. E certamente, a mente do escritor se volta também para Timóteo.

PIAMENTE. Essa é uma palavra que retrata fielmente a todos aqueles que buscam viver uma vida de acordo com os princípios cristãos, e que por conta disto sofrem as várias formas de injustiças dos homens e descriminações sociais. Os primeiros séculos da nossa era cristã foi marcada por muitas dificuldades que os cristão tiveram que enfrentar, ao mesmo tempo em que se destaca como um tempo em que os seguidores de Cristo se esforçavam o máximo possível para honrarem o nome do Senhor Jesus.

QUEREM. Em se tratando da vontade determinativa de Deus, podemos dizer que em casos específicos das Sagradas Escrituras, o Senhor interveio na história da humanidade e de pessoas para impor sua soberana vontade. Neste caso, o autor aponta em direção da vontade permissiva de Deus, pondo em destaque o livre arbítrio do ser humano. No tempo da lei, os princípios que região os seguidores do judaísmo eram impositivos, enquanto que agora, prevalece a democracia cristã, porque é o tempo da graça.

VIVER. Ser discípulo de Cristo ou ser um autêntico cristão, é um modo de vida que por opção alguém decide seguir os parâmetros estabelecidos pelas doutrinas e ensinos do evangelho das boas novas de Cristo ou nova dispensação da graça de Deus para a humanidade, por meio de Cristo Jesus. A partir do momento que um ser humano exerce verdadeiramente sua fé em Cristo Jesus, com a esperança de vida eterna, esta pessoa é regenerada pelo poder do Espírito Santo e passa a ser uma nova criatura, tendo um nova vida.

EM CRISTO JESUS. Essa é uma frase recorrente nas páginas do Novo Testamento em que destaca todos aqueles que vivem para Cristo e com Cristo, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, como prioridades fundamentais. Estar em Cristo é a mesma coisa que ser absolvido pela nova proposta de Deus para a reconciliação, pelo sacrifício de amor realizado pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Quem está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.

PADECERÃO. Quem faz conscientemente a sua escolha por viver em Cristo e para Cristo recebe a responsabilidade de arcar com as consequências, de ser muitas vezes injuriado injustamente ou injustiçado, mesmo estando com a razão. Os líderes da igreja primitiva provaram deste desafio, e mais especificamente o apóstolo Paulo, que foi o mais perseguido de todos.

PERSEGUIÇÕES. Certamente, o autor ao escrever esta palavra, pode estar passando por sua mente, o próprio exemplo do Senhor Jesus, que foi perseguido até a morte e morte de cruz, como também é bem provável que ele meditasse nas perseguições que os líderes do cristianismo já haviam passado e que ainda iriam ter que enfrentar por defenderem a causa do reino dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...