quinta-feira, 9 de julho de 2015

2 Timóteo 3:7

2 Timóteo 3:7 - Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
QUE APRENDEM. Os judaizantes eram na maioria dos casos, escribas da lei, ou autos conhecedores da legislação mosaica e, portanto, viviam desde a mais tenra idade mergulhados nas sagradas letras. Já os gnósticos eram conhecidos pela sociedade como donos do saber, é tanto que o nome gnose vem de conhecimento, das filosofias e das ciências da época. Enquanto que os líderes das chamadas seitas heréticas se envolviam nos mistérios das religiões naturais e seus segredos ocultos.

SEMPRE. No tempo da igreja primitiva e principalmente no campo de ação evangelística no mundo gentílico, com Paulo e os seus cooperadores, as atividades evangelísticas exigiam dos missionários cristãos empenho total nos conhecimentos do evangelho revelados das boas novas de Cristo. Com os opositores do cristianismo não era diferente, porque várias correntes opostas se levantaram para deter o crescimento da igreja de Cristo no mundo gentílico, e com isso, os inimigos de Cristo se empenhavam inteiramente na tentativa de contraporem as verdades do evangelho, que estavam em expansão.

E NUNCA. Como o Espírito de Deus estava atuando na vida dos apóstolos, dos missionários e dos seguidores de Cristo, as revelações das verdades sobre a nova dispensação de Deus com a humanidade superava qualquer outro conhecimento. Por outro lado, os que eram contra a propagação expansiva do evangelho, quanto mais eles estudavam suas filosofias e seus mistérios ocultos, mais se tornavam rudes quanto às coisas de Deus, isso porque não tinham o Espírito de Deus, que tudo revela.

PODEM. Quem tem o Espírito Santo de Deus têm acesso ao conhecimento dos mistérios do reino dos céus, coisa que os homens de Deus e pregadores do evangelho buscavam, porque eram conhecedores que recebendo de verdade o preenchimento do Espírito de Deus, com ele vem às revelações do alto. Mas, os inimigos da igreja, que lutavam contra o evangelho nunca chegariam a possuírem estas revelações, porque a fonte deles não era legítima, nem era para glória de Deus.

CHEGAR. É como se estes homens alienados da verdade do evangelho remassem contra a correnteza e nunca pudesse chegar ao porto desejado, isso porque os meios utilizados por eles não eram de conformidade com a vontade de Deus. Os judaizantes se utilizavam de suas metáforas sufistas, os gnósticos usavam suas filosofias artificias, e os líderes das seitas pagãs tentavam percorrer os caminhos dos mistérios ocultos, que nem eles mesmos compreendiam, muito menos os seus adeptos e prosélitos.

AO CONHECIMENTO DA VERDADE. Os meios legais para se chegar ao conhecimento dos mistérios do reino de Deus, somente o evangelho da nova aliança ou seja, e evangelho da graça de Deus é quem fornece. Faz-se necessário buscar o reino de Deus com inteireza de coração e as coisas que são de cima. O desenvolvimento espiritual depende muito do estudo criterioso e de profundas meditações nos escritos sagrados, sem deixar de percorrer o caminho da oração, que cria um ambiente de comunhão entre Deus e o homem. A verdade a que se refere o escritor nos fala sobre o evangelho libertador, que trada dos assuntos relacionados à nova aliança de Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...