quarta-feira, 22 de julho de 2015

2 Timóteo 4:2

2 Timóteo 4:2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e ensino.
QUE PREGUES. Timóteo era um profundo conhecedor da palavra de Deus, até porque desde muito pequeno, que ele tinha contato com as Sagradas Escrituras, quando recebeu lições importantes de sua mãe Eunice e também de sua avó Loide, depois se converteu por meio das pregações de Paulo e passou a ser seu auxiliar direto. Com isso tudo, ele aprendeu também a pregar a palavra de Deus, e agora, como líder da igreja local da grande cidade de Éfeso era considerado um bom pregador do evangelho.

A PALAVRA. Neste tempo, a palavra de Deus eram justamente os três Cânons judaicos, que eram o dos Saduceus, o dos judeus da Palestina e o dos judeus da dispersão. No que diz respeito ao evangelho havia as pregações orais do Senhor Jesus, e boa parte do que hoje conhecemos como Novo Testamento, incluindo parte das cartas de Paulo. Todavia, essa palavra de Deus a que se refere o autor diz respeito ao evangelho das boas novas de Cristo e as doutrinas cristas pregadas nas igrejas de Cristo Jesus.

INSTA. Há quem diga que Timóteo não mais estava pregando a palavra de Deus naquela cidade e nem tão pouco na igreja local de Éfeso, e isso por conta das perseguições e pressões que ele estava possivelmente sofrendo naquele lugar. Como também alguns conjecturam de que um dos líderes de Jerusalém chegou neste tempo em Éfeso e procurou atropelar o ministério de Timóteo, usando o argumento de que fazia parte do grupo dos doze e que devia ser o líder da igreja de Éfeso.

A TEMPO E FORA DE TEMPO. Essa é uma expressão que representa a qualquer momento, sejam as coisas favoráveis ou não. A realidade é que naquele tempo, a igreja primitiva vivia sob grande pressão dos inimigos do evangelho e sendo proibida de pregar a palavra de Deus, pelas autoridades romanas. É como se não houvesse mais tempo para brincar de ser ministro do evangelho, porque a morte era eminente a qualquer momento e para todos aqueles que viviam buscando o reino dos céus.

REDARGUAS, REPREENDAS. A primeira dessas palavras tem o sentido de corrigir os pecadores dos seus erros pelo evangelho da verdade. Verdade é que, dependendo do texto que se ler, se faz necessário pregar o evangelho com punho forte, demonstrando aos pecadores de que estão caídos e que precisam se arrepender. Já a palavra repreender usada neste ponto pelo autor diz respeito a apontar de forma contundente aos seres humanos de seus pecados, vícios e rebelião, pela apostasia.

EXORTA. Essa palavra em grande parte do Novo Testamento tem um sentido mais suave do que entendemos em nossa língua portuguesa, porque em boa parte de suas ocorrências significa consolar. Neste caso, entende-se que o apóstolo depois de alertar a Timóteo de que ele precisava corrigir e repreender os pecadores, também deveria ser compassivo com eles, no sentido de compreender-lhes a situação. O homem sem o Espírito de Deus é totalmente carnal, e vive cheio de concupiscências.

COM TODA LONGANIMIDADE E ENSINO. Realmente em muitos casos e de forma recorrente os pregadores da palavra de Deus não tem muita paciência com os seus ouvintes, e desejam que se convertam da primeira vez que ouvem o evangelho. O apóstolo pede que Timóteo tenha paciência o tempo que for necessário, a fim de esperar que os seus ouvintes venham a compreender suas mensagens e pregações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...