sexta-feira, 3 de julho de 2015

2 Timóteo 3:1

2 Timóteo 3:1 - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
SABE. O autor continua neste terceiro capítulo de sua epístola alertando seu filho na fé sobre o assédio dos falsos mestres gnósticos que se encontravam infiltrados no meio da cristandade para promover confusão e contenda entre o povo de Deus, e com isso tentarem conter o crescimento do cristianismo na terra. O texto que temos a nossa frente tem um tom escatológico e aponta para os últimos dias da igreja na terra. O que o apóstolo passa a escrever é sobre algo que Timóteo devia ficar sabendo.

POREM, ISTO. Em seguida o escritor enumera mais uma de suas listas de vícios que caracterizam os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os líderes das seitas heréticas pagãs e todos aqueles que se opõem ao evangelho das boas novas de Cristo. Como o apóstolo não podia estar pessoalmente na igreja de Éfeso para combater estes inimigos do evangelho, por se encontrar preso, por amor a obra de Cristo, ele faz questão de alertar ao jovem ministro do evangelho sobre estes fatos.

QUE NOS ÚLTIMOS. A igreja primitiva não fazia distinção do hiato de tempo que haveria entre a primeira vinda do Messias com a volta do Cristo de Deus para arrebatar a sua igreja. De forma que para os seguidores do evangelho escatológico, desde a ascensão de Cristo até o arrebatamento da igreja, é chamado de últimos dias, o que se entende por nova dispensação ou dispensação da graça de Deus. O tempo do evangelho é de fato um período que demarca o fim desta era e do mundo atual.

DIAS. Estes últimos dias, não se refere a um dia literal de 24:00hs como nossos relógios demarcam, mas dizem respeito a um intervalo de tempo, nos propósitos e realizações de Deus com a humanidade por meio de Cristo. Desde que o Messias de Deus se manifestou na terra para redimir a humanidade que teve início estes dias e durará até que esta terra seja de toda consumida, por conta da maldade dos homens maus, para dar lugar a uma nova terra e o novo céu em que habitam a paz e a justiça.

SOBREVIRÃO. Esta é uma previsão escatológica que aponta para os dias que se seguirão em termos de fatos que sucederão em oposição ao bom andamento da obra de Cristo na terra e das perseguições que se despontarão daí para frente. No último versículo do capítulo anterior, o autor confirma que os opositores da obra de Cristo estão sendo usados pelo diabo para tentarem atrapalhar o crescimento e desenvolvimento do cristianismo na terra, fazendo sobrevir tempos difíceis.

TEMPOS. O evangelho deixa bem claro que estes "tempos" foram inaugurados pelo Messias de Deus, quando de sua vinda para implantar a nova dispensação, e que tiveram procedimento na era dos apóstolos, inclusive no tempo de Paulo, como apóstolo dos gentios, e que não foram diferentes nas eras que se seguiram em que muitos cristão foram perseguidores e mortos, dentro do escopo destes tempos previstos.

TRABALHOSOS. O escritor se refere aos combates que os ministros do evangelho teriam que enfrentar para darem continuidade à evangelização do mundo, com as boas novas de Cristo, a começar com as oposições que Timóteo enfrentava em Éfeso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...