segunda-feira, 6 de julho de 2015

2 Timóteo 3:4-5

2 Timóteo 3:4-5 - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
TRAIDORES, OBSTINADOS. Os inimigos da obra de Cristo e do seu evangelho são traidores da verdade porque o próprio Deus tem se dado a revelar sobre sua existência e sobre seus feitos em favor de sua criação, mas estes ateus continuam em estado de rebelião, em não reconhecerem a grandeza e o domínio do Criador dos céus e da terra, e de tudo que neles há. São obstinados, porque não acham lugar em seus corações para o arrependimento, nem tão pouco para o novo nascimento em Cristo.

ORGULHOSOS. Nesse tipo de gente, não há espaço para a humildade em reconhecer que depende de um Deus provedor, razão porque se ufanam de serem livres para praticarem o que bem entendem. Estes são presunçosos em seus conceitos pessoais sobre tudo e sobre todos, ao ponto de negarem de que não devem satisfação a nenhum Deus Criador, nem que haverão de prestar contas dos seus atos. São petulantes no que falam e no que fazem, porque vivem sem limites para os prazeres.

MAIS AMIGO DOS DELEITES. E porque não tem limites, no que diz respeito à malha moral e ética da sociedade nem possuem o temor de Deus, se deixam dominar pelos deleites desta vida profana. Estes homens são carnais em potencial, e não atentam em nada para as coisas do espírito, é tanto que se apegam aos prazeres carnais, como se tivessem apenas esta vida terrena para gozarem. São acima de tudo materialistas, matam e morrem para defender seus interesses e bens materiais.

DO QUE AMIGOS DE DEUS. Não estão nem ai para o Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, inclusive dos seres humanos. Não acreditam no evangelho das boas novas, nem nos feitos de Deus em prol da humanidade, e de toda a sua criação, isso porque acham que tudo é governado pela natureza e pelos fatos naturais, menos por um Deus Todo-poderoso. Acreditam mais no acaso, bem como na sorte ou na desventura, do que no trabalhar de Deus para organizar e governar o mundo.

TENDO APARÊNCIA DE PIEDADE. Temos então um ataque direto aos hereges, aos falsos mestres gnósticos e aos líderes das seitas heréticas das religiões pagãs. Eles apresentavam suas formas, dogmas e liturgias para os seus adeptos e prosélitos como se fossem perfeitos em seus conceitos e filosofias religiosas, no entanto, suas práticas não eram coerentes com o que pregavam. Suas vestes, seus objetos de celebrações e rituais impressionavam a todos, porem, não passava de enganos.

MAS NEGANDO A EFICÁCIA DELA. Esses falsos líderes das seitas heréticas faziam seus sermões perfeccionistas, com rituais carregados de emoções, e liturgias pragmáticas. Todavia, a vida deles dava testemunho contrário de suas teorias sem práticas. Eram embustes enganadores dos seus seguidores, porque na realidade eram mentirosos.

DESTES AFASTA-TE. Vai aqui o conselho pessoal do escritor ao seu filho na fé, Timóteo. Afastar-se dos hereges, e de todos aqueles que conscientemente se opõem contra o evangelho das boas novas e as verdades de Deus e sobre o seu Filho Jesus. Se afastar neste caso, era não dar atenção as pregações os hereges, que com palavras fingidas tentam enganar o seu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...