quarta-feira, 1 de julho de 2015

2 Timóteo 2:25.

2 Timóteo 2:25 - Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.
INSTRUINDO. O ministro do evangelho das boas novas de Cristo tem um papel fundamental como discipulador no meio da sociedade e como reconciliador daqueles que dentro da igreja, se sentem insatisfeitos por motivos diversos. Em vez de partir para o confronto com aqueles que fazem oposição a sã doutrina da nova aliança, o ministro do evangelho deve chamar para o diálogo todos aqueles que por algum motivo se levantam como oposição dentro da comunidade cristã como um todo.

COM MANSIDÃO. No texto anterior, o autor já havia recomendado ao seu amigo Timóteo de que ele agisse com mansidão para com os seus opositores e para com todos, porque quem age com mansidão tem diante de si a possibilidade real de apaziguar grandes conflitos e controvérsias. Quem é realmente manso, não parte para o confronto, não tenta se vingar dos seus opositores, nem revida a quem lhe disfere ataques. Quem é manso, mesmo sendo injustiçado, mantem a calma em tudo.

OS QUE RESISTEM. Estes que resistem a Timóteo podem ser os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os líderes das seitas heréticas das religiões pagãs, as autoridades romanas, os opositores do ministério de Timóteo ou os próprios cristãos desobedientes, ao evangelho da verdade. Em fim, podem ser também os incrédulos, que mesmo sabendo que o evangelho é o bom caminho a ser seguido, não se convertem, como também os ímpios que se levantam contra a obra de Deus.

A VER SE PORVENTURA. A forma como os pregadores do evangelho apresentam a mensagem da palavra de Deus para os ouvintes das boas novas é que abre a possibilidade dos indiferentes com a fé cristã possam refletir e se arrependerem dos seus maus caminhos. Se Timóteo agisse com mansidão para com os seus opositores, eles teriam a chance de perceberem de que o ministro do evangelho era quem estava com a razão, e com isso mudarem de lado e aceitarem a palavra de Deus.

DEUS LHES DARÁ ARREPENDIMENTO. Uma vez que o ser humano se torna um revoltado contra as coisas do reino de Cristo, se torna cada vez mais difícil a sua transformação em uma nova criatura em Cristo Jesus. Todavia, quando os pregadores do evangelho agem com sabedoria e mansidão para com os seus ouvintes, Deus usa a sua palavra pregada pelos seus mensageiros para tocar nos corações dos não convertidos para que se arrependam dos seus pecados e recebam perdão. O arrependimento do pecador é um passo importante para o novo nascimento.

PARA CONHECEREM. Quando o pecador reconhece que precisa se arrepender dos seus erros e se volta para o seu Criador com humildade, ele segue em direção ao conhecimento do evangelho da graça divina, e com isso, lhe são revelados os mistérios da salvação que está em Cristo Jesus, o único Mediador entre Deus e o homem. O Espírito de Deus se encarrega de convencer o pecador sobre a verdade de Deus.

A VERDADE. Esta verdade a que se refere o autor, diz respeito a tudo aquilo que podemos chamar de evangelho das boas novas de Cristo, no qual está contido o plano de Deus para a salvação pela graça, de todo aquele que verdadeiramente crer no nome de Cristo e em sua obra perfeita de redenção da humanidade, pela sua morte expiatória. Cristo é a verdade de Deus para a redenção dos que nele creem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...