domingo, 19 de julho de 2015

2 Timóteo 3:16

2 Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.
TODA A ESCRITURA. Não se sabe ao certo, a que conteúdo de cunho religioso se refere o autor, até porque no início do cristianismo, no tocante a literaturas religiosas dos judeus, podemos falar sobre as aceitas pelos saduceus, que eram os cinco primeiros livros da bíblia, escritos por Moisés. As que eram defendidas pelos fariseus da Palestina, que são os sessenta e seis livros do cânon protestante. E tinha também o cânon dos judeus da dispersão, que incluíam quatorze livros apócrifos, dos quais doze deles foram incluídos no cânon católico romano, como sendo escritura.

É DIVINAMENTE INSPIRADA. O que o apóstolo quer nos ensinar neste particular é de que, as Sagradas Escrituras contem a palavra de Deus, porque elas são inspiradas divinamente pelo Deus de sabedoria ilimitada. Os autores e escritores do Cânon bíblico, não agiram por impulso próprio, nem expressaram suas próprias ideologias para comporem a coleção de livros que revelam e expressam a vontade de Deus para com os homens. O Espírito de Deus quem inspirou os autores sobre seus escritos.

E PROVEITOSA. O que anteriormente foi escrito, foi escrito para o nosso ensino para que pela consolação das escrituras tenhamos esperança (1 Coríntios 15:4). O escritor desta carta pastoral tinha uma visão ampla das literaturas religiosas dos judeus, bem como era um estudioso e conhecedor de tudo que já estava disponível para a igreja, como doutrinas a serem aceitas e seguidas pelo novo Israel. O que dentro das Sagradas Escrituras não servir para minha vida pessoal, porem, serve para outras pessoas.

PARA ENSINAR. Neste tempo, o Cânon do Novo Testamento, ainda estava em formação e, portanto, os líderes da igreja primitiva não contavam com o conjunto de mandamentos e doutrinas cristãs, como temos nos dias de hoje. De forma que, eles utilizavam porções das Sagradas Escrituras do Velho Testamento como comprovação de que a nova dispensação da graça de Deus estava de acordo com as profecias escatológicas sobre o novo tempo, principalmente no tocante a vinda e manifestação do Messias de Deus no planeta terra.

PARA REDARGUIR. “Redarguir” também quer dizer: Repreender os rebeldes, corrigir os desobedientes e também disciplinar os errados. Certamente o autor tem sua mente, neste momento, sobre os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os líderes das seitas heréticas das religiões pagãs e todos aqueles que se faziam de pregadores e mestres do cristianismo, mas que não passavam de aproveitadores e enganadores.

PARA CORRIGIR. Já neste ponto, o escritor se refere em particular a todos aqueles que outrora eram pessoas que viviam, andavam e falavam de conformidade com o pensamento cristão, mas que por algum motivo se desviaram das verdades do evangelho, se deixando levar pela apostasia da sua fé genuína, errando o alvo. Por conta dos ataques constantes das heresias pagãs, muitos se desviaram do evangelho.

PARA INSTRUIR EM JUSTIÇA. É bem provável e podemos conjecturar que o apóstolo se ferira nesta conclusão a educação cristã apropriada para quem deseja executar plenamente a vontade de Deus e a sua justiça. A palavra de Deus tem efeitos pedagógicos extraordinários na vida de todos aqueles que pela fé aceitam que à bíblia contêm a palavra de Deus revelada e inspirada pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...