segunda-feira, 13 de julho de 2015

2 Timóteo 3:11

2 Timóteo 3:11 - Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.
PERSEGUIÇÕES E AFLIÇÕES. Estas perseguições aludidas pelo escritor dizem respeito as emboscadas que os seus inimigos e opositores do evangelho investiram contra ele por conta de sua fé em Cristo e por defender o evangelho das boas novas. Já a palavra “aflições” fala sobre todos os tipos de dificuldades enfrentadas pelo apóstolo para fazer a vontade de Deus e executar a obra missionária como apóstolo dos gentios, semeando o evangelho de Cristo onde o Salvador da humanidade ainda não era conhecido. A história de vida e de ministério de Paulo nos ensina de que ele não teve nenhuma facilidade.

TAIS QUAIS ME ACONTECERAM. No caso do apóstolo Paulo, ele teve que enfrentar muitas oposições, porque o seu trabalho como missionário transcultural, era mais difícil do que dos demais apóstolos. Ele tinha que enfrentar os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, as autoridades romanas, os líderes das seitas heréticas e os falsos irmãos, até de ministério, que faziam oposição a sua forma de apresentar o evangelho da graça de Deus. Além de que, não teve apoio do grupo dos doze para fazer seu trabalho de evangelização na Europa, nem na Ásia e nem em lugar nenhum.

EM ANTIOQUIA. O autor traz a recordação perseguições e aflições específicas, que certamente Timóteo já era conhecedor ou quem sabe também foi vítima juntamente com o apóstolo? Essa localidade citada pelo escritor diz respeito à Antioquia da Pisídia, região em que viveu por muito tempo o jovem ministro do evangelho Timóteo. O autor destaca este lugar como sendo de grande perseguição contra ele, porque foi ali que o cristianismo teve grande fundamento e desenvolvimento na época.

EM ICÔNIO. Essa era uma cidade bastante populosa e de grande importância naquela região, e que se situava a cento e sessenta quilômetros a sudoeste de Antioquia da Pisídia, que era chamada carinhosamente pelos seus habitantes de cidade dos pomares, porque apesar de ficar rodeada de desertos, a cidade em si era como se fosse um jardim. Certamente o autor esta si referindo a estas três cidades ou região porque fez parte de sua rota na sua primeira viagem missionária.

EM LISTRA. Nesta primeira viagem missionária de Paulo, juntamente com Barnabé, o apóstolo sofreu duras perseguições na Antioquia, depois em Icônio, e na tentativa de fugir um pouco do foco dos seus opositores, passou a frente cerca de trinta quilômetros até a aldeia de Listra, que ficava nas altas colinas da Licaônia.

QUANTAS PERSEGUIÇÕES SOFRI. Chegando a Listra, o apóstolo certamente deu uma respirada e pensou: Neste lugar vai haver calmaria, porem, foi o contrário, porque ali haviam comunidades judaicas e gregas. E que já estavam informadas da chegada de um enviado do cristianismo, que representava uma ameaça ao judaísmo e as demais religiões locais. Desta forma, continuaram os embates pelo evangelho de Cristo.

E O SENHOR DE TODAS ME LIVROU. O autor não deu aqui os detalhes de como foi libertado dos seus perseguidores, que tinham prazer em lhe causar aflições e sofrimentos de todos os modos. Todavia, ele destaca que o Senhor Jesus havia se interposto entre ele e os seus inimigos para lhe garantir proteção, até porque o apóstolo estava apenas começando sua grande missão como enviado aos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...