domingo, 5 de julho de 2015

2 Timóteo 3:3

2 Timóteo 3:3 - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.
SEM AFETO NATURAL. O autor continua enumerando sua lista de defeitos e vícios daqueles que se levantam contra o evangelho de Cristo e a sua igreja amada, isso porque os tempos apontam para muitas dificuldades para se pregar as boas novas de Cristo. Os judaizantes eram de fato cruéis em suas demandas contra os cristãos, e o próprio Paulo, antes de se converter ao cristianismo andava de cidade em cidade a busca de perseguir, prender e até consentia com a morte dos seguidores de Cristo.

IRRECONCILIÁVEIS. A vinda do Messias de Deus ao mundo teve como um dos principais objetivos promover a reconciliação entre Deus e os homens, porque a amizade entre o Criador e as suas criaturas estava azeda por conta do sentimento de rebelião que prevalecia na humanidade, e até mesmo com o povo da aliança, Israel. O fato dos opositores do evangelho rejeitarem a Cristo e sua obra perfeita de redenção permitia que os alienados não provassem da reconciliação e da paz com Deus.

CALUNIADORES. Em vez de aceitarem o plano de paz estabelecido com Deus por meio de seu Filho Jesus, e com isso estabelecer a reconciliação com o Criador. Os ateus procuravam com palavras agressivas, blasfemarem da dignidade celestial, o que continua acontecendo até os dias de hoje. Os inimigos do evangelho das boas novas tem prazer em inventarem suas mentiras e calunias contra as verdades de Deus e contra tudo que o evangelho de Cristo revela para a igreja e para o mundo também.

INCONTINENTES. Essa é uma palavra que significa “sem controle de si mesmo”, o que caracteriza muito bem os que se desbocam em blasfemas e calúnias contra Deus e tudo que diz respeito a sua pessoa e obras. Os opositores do evangelho não tem controle com suas palavras e ações, no tocante a guardarem para si mesmo seus conceitos sobre Deus e as coisas do seu reino, mas procuram de todas as formas e modos espalharem sua raiva contra o Criador ao falarem mal da dignidade celestial.

CRUÉIS. As mentiras, as calunias e as injúrias dos ateus contra Deus e tudo que representa o seu reino são atos sucessivos de pura crueldade, isso porque o sentimento de rebeldia domina em seus coração, sem contar que os opositores do evangelho de Cristo são usados pelo diabo para tentarem conter a expansão do cristianismo na terra. Essa maldade dos incrédulos vem desde o princípio e vai até o fim, e é o que temos visto em nossos dias, de maneiro mais recorrente ainda.

SEM AMOR. O Messias de Deus veio para implantar uma nova dispensação onde o âmago de sua lei se constitui da pratica do amor. Mateus 22:37-40 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Quem não teme a Deus não tem amor fraternal em essência.

PARA COM OS BONS. Neste ponto, o escritor está afirmando de que os alienados do evangelho de Cristo não tem amor aos justos, nem aqueles que seguem a vontade do Criador. Razão porque quem não acredita em Deus e no que a bíblia diz sobre ele, também não tem amor para com os seguidores do reino de Deus e de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...