domingo, 5 de julho de 2015

2 Timóteo 3:2

2 Timóteo 3:2 - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos.
PORQUE HAVERÁ HOMENS. O autor começa a enumerar a lista de vícios que fazem parte dos homens rebeldes que os pregadores do evangelho haverão de se depararem nestes últimos dias da história da humanidade. Assim como foi nos dias de Noé, assim será com essa geração de homens desobedientes, disse o Senhor Jesus, quando ainda esteve entre os filhos dos homens. Portanto, essa é uma predição recorrente entre os que participaram dos escritos do Novo Testamento. Apesar de estas palavras terem sido escritas há quase dois mil anos, elas têm se cumprido literalmente em nossos dias.

AMANTES DE SI MESMO. Esse tipo de pessoas são justamente aquelas que só pensam em si mesmo e que desprezam a tudo e a todos para defenderem os seus próprio interesses. São os egocêntricos, que se acham melhores do que todo mundo e que fazem de si mesmo o centro de todas as coisas, porque acham que o mundo gira em torno de sua pessoa e do seu umbigo. Esse tipo de gente auto se endeusa, por se achar acima do bem e do mau, razão porque se acham mais importantes do que o Deus Criador dos céus e da terra. Geralmente são incrédulos e ateus confessos.

AVARENTOS. Desde a juventude e durante toda a vida, o ser humano é programado a ser materialista por natureza, e isso passa de geração a geração entre os viventes, como algo muito natural e normal. Os avarentos são aqueles que só pensam nas coisas materiais e que tudo fazem para defender os seus interesses financeiros, até perdem a vida ou matam para não ter prejuízos. O deus do avarento é o seu dinheiro e tudo que ele possui, por isso, ele coloca o materialismo em primeiro lugar na vida.

PRESUNÇOSOS, SOBERBOS. Essa palavra “presunçoso” quer dizer: arrogante, petulante e atrevido. Caracterizam aquelas pessoas que de forma irracional ou fora da razão procuram desfazer de Deus e das suas verdades evidentes, isso porque se trata de assuntos religiosos. Já os “soberbos” tratam daquelas pessoas que se acham autos suficientes, ao ponto de acharem de que não precisam de Deus nem de mais ninguém. São os arrogantes, altivos e orgulhosos e que se acham donos do mundo.

BLASFEMOS. São aqueles que proferem deliberadamente palavras acusativas contra Deus e o seu reino. São os ateus confessos ou não, que procuram denegrir os mais belos conceitos sobre o Criador de todas as coisas, simplesmente pelo sentimento de rebeldia, desobediência ou alienação. Todos estes procuram ir contra a verdade e a realidade do evangelho das boas novas, tentando distorcer a essência do que Deus é.

DESOBEDIENTES A PAIS E MÃES. Hoje, mais do que nunca tem se manifestado esta geração de filhos e filhas que se comprazem em desobedecerem aos limites impostos pelos seus progenitores. Os pais que são responsáveis, sempre buscam o melhor para os seus filhos, razão porque procuram guiar suas crianças para os bons caminhos que a vida tem a oferecer. Por outro lado, boa parte dos jovens são desobedientes aos pais.

INGRATOS, PROFANOS. O Deus único e verdadeiro, Criador e administrador de todas as coisas sempre executa seus feitos para benefício de todos. Porem, da parte dos rebeldes, dos amantes de si mesmos, dos arrogantes, dos orgulhosos o que se ver é a ingratidão. Isso porque são profanos e não reconhecem de que tudo provem de Deus, e que sem ele ninguém é capaz de ser feliz, de ter paz e bem-estar na alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...