segunda-feira, 20 de julho de 2015

2 Timóteo 3:17

2 Timóteo 3:17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
PARA QUE. Este texto traz uma explicação e dá continuidade ao que o escritor vinha expondo no versículo anterior, em que ele transmitia ao seu amigo e filho na fé Timóteo a fonte originária da palavra de Deus. Seguindo a direção indicada pela revelação divina das Sagradas Escrituras, todo ser humano vive dignamente na presença de Deus, principalmente o ministro do evangelho que deve usar a palavra do Senhor para instruir ao povo de Deus e corrigir os pecadores dos seus erros.

O HOMEM. No caso em foco, este “homem” a que se refere o apóstolo, não diz respeito a qualquer um, porque esta palavra exposta por ele tem um destino certo, que seria o homem de Deus, que são todos aqueles que vivem para Cristo e com Cristo. E conforme o texto nos deixa transparecer, certamente o escritor se dirige ao próprio Timóteo, bem como aos seus companheiros de ministério, e todos aqueles que se dispõe a fazerem a obra de Deus e que se tornam ministros do evangelho de Cristo.

DE DEUS. Por que o escritor chama de “homem de Deus”? Porque estes não vivem mais para si mesmo, não pertencem a este mundo enganador, como também não são mais influenciados pelo império das trevas e do mau. O próprio Paulo escreveu: Estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo, vivo a na fé do Filho de Deus (Gálatas 2:20). Todos aqueles que se dispõe a fazerem a obra de Deus devem ter esta consciência de que pertencem de Deus.

SEJA PERFEITO. A aplicabilidade da palavra de Deus na vida de qualquer pessoa, produz uma vida de tal maneira que o mundo veja Cristo em nós. Ser perfeito neste caso, não significa dizer que o homem de Deus seja imune às falhas como ser humano, mas diz respeito a buscar renunciar ao pecado, em direção do desenvolvimento espiritual ideal, isso porque estamos sendo transformados na imagem de Cristo, ele que era perfeito, e que se tornou o pioneiro neste caminho, o caminho da santidade.

E PERFEITAMENTE INSTRUÍDO. Nem todos os seguidores do cristianismo conseguem ser preparados na palavra para transmitirem as boas novas de Cristo e ensinarem as doutrinas cristãs, conforme a nova legislação de Cristo. No entanto, o homem de Deus que é um ministro do evangelho deve buscar com empenho total estar preparado para ser um mensageiro da palavra do Senhor. E isso implica em devoção pessoal intensa, no sentido de ler, estudar e pregar ou ensinar a palavra de Deus.

PARA TODA BOA OBRA. O homem de Deus deve não somente estar preparado para exercer o ministério da palavra, mas também precisa estar modulado na educação cristã, para ser não somente um conhecedor teórico do evangelho, porem, um praticante da palavra por meio de seus atos diários. É bem provável que o apóstolo tenha em mente, neste caso, todos aqueles que exercem funções diversas na obra de Deus, seja evangelizando, ensinando, louvando ou praticando o bem a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...