sábado, 11 de julho de 2015

2 Timóteo 3:9

2 Timóteo 3:9 - Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
NÃO IRÃO. Os hereges que assediavam e rondavam os lares cristãos para desviarem do evangelho famílias inteiras seriam barrados mais cedo ou mais tarde, porque eles não estavam do lado de Deus, mais sim do lado do mau e eram usados pelo diabo para tentarem atrapalhar a obra de Deus. Diferente de Timóteo que estava labutando legitimamente em prol da igreja e do evangelho de Cristo, este sim não seria detido por força nenhuma, nem pelos judaizantes, nem gnósticos nem opositores algum.

POREM, AVANTE. Verdade é que os inimigos da obra de Deus em Éfeso se gastavam para atingirem seus objetivos maus, seus planos maléficos e seus intentos tenebrosos, porem, não chegariam a realizarem seus empreendimentos, seriam imobilizados pelo poder de Deus, assim como o foram Janes e Jambres, que tentaram deter as determinações de Deus através de Moisés. Estes opositores, bem como aqueles, não estavam lutando contra homens, mais sim contra Deus, que era o dono da obra.

PORQUE A TODOS. As investidas dos falos mestres gnósticos já tinha data marcada para serem desmascaradas, assim como chegou o momento que os mágicos do Egito não puderam mais competir com Moisés, na realização dos sinais realizados por Deus. Chegou um instante em que a mágica dos feiticeiros do Egito, não teve a mesma potencialidade do que o poder operante de Deus na vida de Moisés, bem como, as falsas filosofias dos hereges, seriam no tempo certo, desmascaradas pelo evangelho.

SERÁ MANIFESTO. Todos aqueles que vinham se levantando contra o ministério de Timóteo e a obra de Deus em Éfeso, assim o faziam por meios falsos, e através do engano, se escondendo na roupagem da mentira, razão porque a verdade do evangelho iria com o passar do tempo mostrar a todos quem era que estava do lado do bem, da luz e da verdade. Mais sedo ou mais tarde, a verdade iria aparecer, e estes hereges enganadores seriam conhecidos de todos como sendo falsos e mentirosos.

O SEU DESVARIO. Desvario, esta é uma palavra que expressa muito bem a tolice, a loucura e a falta de entendimento de todos aqueles que se levantam contra a obra de Deus e o evangelho de Cristo Jesus. Os gnósticos se gabavam de serem donos do conhecimento e possuidores dos mais profundos mistérios da sabedoria, porem, o autor rechaça a falsa auto-confiança, os classificando de irracionais e burros.

COMO TAMBÉM O FOI. Do mesmo modo em que Moisés envergonhou pelo poder de Deus a Janes e a Jambres lá no Egito, quando chegou a realizar em nome do Senhor prodígios que ele não puderam repetir. Da mesma forma, Timóteo e os seus auxiliares iriam vencer os opositores da obra de Deus. E isso não é diferente nos dias de hoje, quem faz a obra de Deus legitimamente, o Senhor se responsabiliza por ele.

O DAQUELES. O fato histórico e literário do que aconteceu no Egito foi uma comprovação de que a manifestação do poder de Deus é infinitamente maior do que qualquer influência negativa do mal. Os magos do Egito não podiam enfrentar os prodígios realizados por Moisés, porque o poder de Deus é maior do que tudo e todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...