quinta-feira, 16 de julho de 2015

2 Timóteo 3:14

2 Timóteo 3:14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
TU, POREM. No texto anterior, o autor falava sobre os homens maus e enganadores, destacando quem eram estes inimigos do evangelho e apontando suas características maléficas por se levantarem contra a obra de Deus em Éfeso e contra o jovem ministro do evangelho naquela cidade, Timóteo. Agora, o apóstolo muda o foco de sua carta diretamente para seu amigo e filho na fé Timóteo para lhe presentear com bons conselhos de como ele deveria se comportar como seguidor de Cristo, como um ministro do evangelho e seu discípulo também. Paulo se preocupava com Timóteo e com a igreja de Cristo que estava sob seus cuidados.

PERMANECE. Sabe-se pela história do cristianismo, que neste tempo da trajetória da igreja em seus começos, que muitas e variadas perseguições se levantaram contra o povo de Deus e principalmente contra as lideranças da igreja. Com isso, muitos que não tinham suas convicções fortes em Cristo recuaram na caminhada, e até mesmo muitos ministros do evangelho negaram a sua fé, enquanto que outros abandonaram o ministério, por não suportarem a pressão dos inimigos do reino de Cristo.

NAQUILO. Para Timóteo, no entanto, o apóstolo pede, roga e suplica, que ele permaneça firme, sem se deixar abalar por nada que tivesse que passar por ser um representante de Cristo em Éfeso, fosse qual fosse à pressão sofrida naquele lugar. Timóteo era um jovem que havia desde sua mais tenra idade se dedicado às coisas de Deus, mesmo antes de se converter ao cristianismo, quando ainda fazia parte do judaísmo por tradição familiar. Depois foi inteiramente instruído por Paulo.

QUE APRENDESTES. Timóteo era filho de mãe judia e, portanto, teve de sua progenitora Eunice e sua avó Loide, instruções sobre de como agradar a Deus durante toda a sua vida, porque os judeus ensinavam as leis de Deus aos filhos desde pequenos. Não se sabe com quantos anos de idade, porem, mais tarde teve um encontro com Cristo, por meio das pregações de Paulo, e com isso se converteu ao cristianismo. A partir de então passou a se dedicar a causa do evangelho de Cristo.

E DE QUE FOSTES INTEIRADO. Acredita-se que o apóstolo esta se referindo as inúmeras reuniões das quais, Timóteo participou em sua presença desde que se converteu do judaísmo para o cristianismo. Quando o autor chama Timóteo de meu filho na fé é porque ele foi sendo aos poucos gerado por Paulo, nos ensinos e nas doutrinas do evangelho. E que com o passar do tempo foi crescendo no conhecimento de Cristo e se desenvolvendo muito nos assuntos da nova dispensação da graça de Deus.

SABENDO DE QUEM. Desta forma, o jovem ministro do evangelho, neste tempo em que Paulo lhe escreveu esta carta, já estava inteiramente com sua mente instruída acerca de tudo que diz respeito ao conteúdo, do que podemos classificar de conjunto de doutrinas da lei de Cristo ou do evangelho das boas novas. Paulo aprendeu diretamente de Cristo, já Timóteo teve o privilégio de ter como professor o grande apóstolo Paulo.

O TENS APRENDIDO. Timóteo, como companheiro e auxiliar direto do apóstolo Paulo, foi bem instruído das doutrinas do reino de Cristo e dos planos de Deus para a igreja amada do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo era um homem de Deus diferenciado até mesmo dos apóstolos originais, porque ele recebeu revelações especiais sobre o evangelho, muito mais do que qualquer outro dos apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...