quarta-feira, 22 de julho de 2015

2 Timóteo 4:1

2 Timóteo 4:1 – Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino.
CONJURO-TE, POIS. Esta expressão utilizada pelo autor é a mesma coisa que: exorto-te, aconselho-te, solicito-te, peço-te e espero que você reaja positivamente às recomendações que estou te dando, porque assim procedendo, você cumprirá com sucesso o seu ministério. O apóstolo não podia está presente na igreja de Cristo na cidade de Éfeso neste momento, porque se encontrava preso. No entanto, se preocupava com a obra de Deus naquele lugar que estava sob os cuidados de Timóteo.

DIANTE DE DEUS. Ao que tudo indica, o jovem ministro do evangelho estava com sua mente fixa nas pressões internas e externas que estavam acontecendo contra a igreja do Senhor Jesus em Éfeso e contra seu ministério. Mas, o escritor, e seu pai na fé, o faz pensar na direção de Deus, ele que o havia chamado e ordenado para o ministério naquele lugar, razão porque, Paulo solicita que Timóteo não ficasse impressionado com as pressões, mas sim, com a providência divina em sua vida.

E DO SENHOR JESUS CRISTO. Percebe-se que a nova dispensação de Deus para com a humanidade tem o Criador como fonte originária e o Senhor Jesus Cristo como Mediador do novo pacto ou aliança, assim como a antiga aliança de Deus com Israel tinha Moisés como legislador. O cristianismo tem o Cristo de Deus como Senhor, aquele mesmo que é o Salvador da humanidade, porque é o Cordeiro de Deus que estabeleceu a paz de Deus com os homens pela reconciliação universal e cósmica.

QUE HÁ DE JULGAR. O ofício de Cristo como Juiz (Atos 17:31, Romanos 2:16 e 1 Coríntios 4:5) aparece dentro do Novo Testamento como algo que o apresenta como sendo Senhor dos vivos e dos mortos, e esta em consonância com sua autoridade suprema sobre tudo e sobre todos (Mateus 28:11). Tudo que o homem pensar, fizer ou praticar de errado ou de certo, há de prestar contas diante de Cristo Jesus, ele que é o Senhor e Juiz dos vivos e dos mortos, de qualquer tempo da história da humanidade.

OS VIVOS E OS MORTOS. Ele há de julgar os vivos (2 Coríntios 5:10) que são os remidos por ele. A igreja de Cristo e todos aqueles que forem dignos da salvação que há em Cristo Jesus irão no tempo de Deus se apresentarem perante o Senhor para receberem os galardões prometidos pelo Redentor da humanidade. E ele também haverá de julgar os mortos (Apocalipse 21:12-14). Todos comparecerão perante ele.

NA SUA VINDA. A vinda de Cristo em sua primeira etapa se dará para arrebatar os remidos do Senhor e os tirar desta terra, a fim de escaparem dos momentos terríveis que a humanidade haverá de passar, provavelmente no tempo da grande tribulação.

E NO SEU REINO. Certamente o autor se refere ao período entre a primeira etapa de sua vinda e a segunda manifestação dele para julgar os mortos de todos os tempos da história da humanidade. Cristo haverá de reinar na terra durante mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...