Tiago 2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois não cometeres adultério, mas matares estás feito transgressor da lei.
PORQUE AQUELE QUE DISSE. Os filhos de Israel acreditavam que a lei de Moisés foi dada por Deus ao seu povo, a fim de que os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó fizessem a vontade do Deus eterno. O grande legislador, Moisés passou quarenta dias no monte Sinai, ausente dos filhos de Israel, ouvindo da parte do Senhor tudo aquilo que ele escreveu para a nova nação que estava sendo implantada na terra de Canaã. Portanto, conforme a tradição judaica, a lei de Moisés veio diretamente de Deus.
NÃO. Pelas teses defendidas pelos comentaristas do Pentateuco, a legislação mosaica continha trezentos e sessenta e cinco proibições mais ortodoxas para os seguidores do judaísmo, uma proibição para cada dia do ano. De forma que, entre os juízos, estatutos, preceitos, mandamentos e leis contidas na legislação mosaica, a sua grande maioria era para controlar os atos dos seguidores do judaísmo para não praticarem coisas erradas contra a vontade de Deus nem contra o próximo.
COMETERÁS ADULTÉRIO. As sagradas Escrituras falam em linhas gerais sobre quatro tipos de pecados sexuais mais graves, tais como: O adultério, a prevaricação, fornicação e o homossexualismo. O adultério é a pratica sexual entre duas pessoas casadas, prevaricação entre uma pessoa casada e uma solteira, a fornicação é o ato sexual entre duas pessoas solteiras, já o homossexualismo é a prática sexual entre pessoas do mesmo sexo. A lei de Moisés era dura contra a prática do adultério.
TAMBÉM DISSE: NÃO MATARÁS. O mesmo que esteve no Monte Sinai para entregar a lei a Moisés que diz que não se deve adulterar, ou seja, que aquele marido ou aquela esposa que são casados não devem trair uns aos outros. É o mesmo que também escreveu o mesmo mandamento que proíbe alguém de tirar a vida do seu semelhante (Êxodo 20:13-14). Não se sabe ao certo porque o escritor usou estes dois mandamentos, talvez seja, porque eram os mais transgredidos pelos seus leitores.
SE TU, POIS NÃO COMENTE ADULTÉRIO. As duas frases seguintes é uma explicação do texto anterior que diz: Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. É como se ver nos dias de hoje alguém dizer: Eu não mato nem roubo, por isso não preciso me converter. No tempo da velha aliança ou legislação mosaica, alguém se justificava pela sua fidelidade conjugal, porem, se fosse necessário tirar a vida do seu próximo, não se achava culpado diante da lei.
MAS MATARES. Este transgressor da lei supervalorizava um mandamento da lei em detrimento de outro, como se uma palavra fosse mais importante do que a outra. Se alguém fosse fiel em seu contrato matrimonial, podia transgredir sem problema as demais ordenanças da lei, e com isso matavam os outros sem nenhum peso na consciência. “Não matarás”, este mandamento devia ser o principal da lei de Moisés.
ESTÁS FEITO TRANSGRESSOR DA LEI. Os dez mandamentos eram todos iguais em termos de importância. De forma que, se alguém guardasse nove e transgredisse um deles, era de igual modo culpado perante a lei. Nos dias de hoje, percebe-se que alguns líderes religiosos supervalorizam textos bíblicos em detrimento de outros.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
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