quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Tiago 2:26

Tiago 2:26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
PORQUE, ASSIM COMO. O autor continua com seu debate teológico e com suas comparações objetivando a defender que, o judaísmo ainda tem sua importância mesmo dentro do cristianismo, e que o conjunto de cresças cristãs têm seu alicerce nas tradições religiosas dos judeus. Para os cristãos ortodoxos da igreja primitiva, que ainda não dispunham do Novo Testamento pronto, as Escrituras dos judeus eram fundamentais, principalmente sobre as profecias messiânicas e da nova aliança.

O CORPO. É bem provável que o escritor esteja pensando no corpo de um ser humano, e não em um corpo de um animal, que não tem o espírito. A teologia dos judeus se divide em duas composições, quanto a cresças do Velho Testamento. O Pentateuco não deixa transparecer uma cresça na imortalidade, e neste ponto de vista, o espírito é comparado apenas como o sopro de vida. Já no judaísmo helenístico, o espírito é visto como eterno e que da vida ao corpo material e orgânico, neste caso houve um avanço.

SEM O ESPÍRITO. Quando Deus criou o homem do pó da terra, o ser humano não tinha vida em si mesmo, porem o Senhor soprou em suas narinas o folego de vida, conforme Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Por isso que a cultura dos hebreus não ensinava sobre existência do espírito imortal no homem no tempo do Pentateuco. O espírito para eles era o folego de vida, e não como cremos hoje.

ESTÁ MORTO. O corpo sem o espírito está morto, diz o autor. Esta expressão está correta, em se tratando das verdades espirituais, como também quando se trata do ser humano natural. A morte física ou clinica é justamente a separação entre o corpo físico da vida espiritual. É a mesma coisa que dizer também: Nesta nova dispensação, quem não tiver o Espírito de Deus, não tem vida espiritual iluminada pelo reino de Deus. Quando o homem foi formado do pó da terra, ele não tinha vida em si mesmo.

ASSIM TAMBÉM A FÉ. Podemos escrever sobre a fé natural, que é justamente o desejo de alguém fazer alguma coisa, e porque quer e pode, então faz. Existe a fé subjetiva, expressa pela confiança e esperança sobrenatural, que algo além das possibilidades humanas vai acontecer e Deus realiza pela pessoa o que ela não pode fazer por si mesmo. Mas, talvez o autor esteja escrevendo sobre a fé como doutrina cristã.

SEM OBRAS. Há quem diga que havia uma disputa teológica entre Tiago e Paulo, em que o primeiro defende a permanência do judaísmo dentro do Cristianismo, e o segundo, afirma que Cristo cumpriu pela igreja todas as exigências da lei, e que o seguidor do cristianismo esta livre para viver pela fé e não conforme a lei de Moisés. A realidade é que Paulo como missionário aos gentios via as coisas de forma diferente.

É MORTA. Para o escritor desta epístola, a fé sem as obras, ela esta morta em si mesmo. Com isso, o apóstolo deixa transparecer que a fé é confirmada pela pratica das boas obras. Em se tratando das duas alianças, no pensamento do autor, o cristianismo não existe sem o judaísmo, bem como o Novo Testamento depende do Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...