quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tiago 2:17-18

Tiago 2:17-18 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
ASSIM TAMBÉM A FÉ. Os seguidores do judaísmo procuravam supervalorizar a prática das boas obras, como sendo o cumprimento das ordenanças da legislação mosaica, enquanto que os cristãos buscavam dar mais valor a prática da fé. Porem, os judeus convertidos ao cristianismo defendiam um meio termo, valorizando um tanto as obras da lei, sem, no entanto, deixar de exercer a fé. Sem falar que, os cristãos mais ortodoxos tinham uma tendência maior pelas boas obras, no caso do nosso escritor.

SE NÃO TIVER AS OBRAS. Tiago, o escritor desta carta, foi instruído desde a mais tenra idade sobre a prática das obras da lei. Converteu-se ao cristianismo, mas seu ambiente ministerial ficou até então restrito a igreja mãe de Jerusalém, que era por demais ligada a muitas das práticas do judaísmo. Percebe-se que o escritor, não só neste texto, mas em grande parte de sua epístola tem uma tendência mais ortodoxa, do que o evangelho da libertação pregado e ensinado por Paulo, apóstolo dos gentios.

É MORTA EM SI MESMO. Precisamos entender a importância deste autor, no trabalho de mediação entre a antiga aliança de Deus com Israel e a nova aliança de Cristo com a sua igreja. De forma que, o apóstolo não está tentando voltar ao tempo da lei, nem buscando desvalorizar a fé cristã, mas sim, mostrando a necessidade de também praticar boas ações, como confirmação da fé. Com isso, ele tenta explicar para seus leitores que, se juntar as boas ações com a prática da fé, o resultado é vida eterna.

TU TENS A FÉ. Neste ponto, o apóstolo aponta para aqueles que deixaram de seguir o judaísmo legalista e ortodoxo para seguires o cristianismo. Esta fé a que se refere o autor diz respeito às doutrinas cristãs defendidas e publicadas pelas boas novas do evangelho da graça de Deus. Os seguidores de Cristo são aqueles que passaram a crer inteiramente na obra redentora de Cristo como meio de Salvação, independentemente do que a pessoa tenha feito, antes de se converter ao cristianismo verdadeiro.

E EU TENHO AS OBRAS. Já nesta frase, o autor aponta para aqueles que diziam ter direito a todas as bênçãos de Deus por seguirem a legislação mosaica, guardando todos os mandamentos da lei. Na lei, os seguidores do judaísmo eram obrigados a praticarem as boas obras como meio de serem abençoados pelas promessas de Deus. De maneira que, os judaizantes faziam questão de praticarem boas ações para demonstrarem sua religiosidade. Além do mais, barganhavam a Deus por tais atitudes.

MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM AS OBRAS. Neste caso, o escritor denuncia a hipocrisia religiosa dos que se dizem cristão, e que confessam ser pessoas de grande fé, mas que não dão testemunha desta mesma fé pela confirmação das obras. A fé neste caso é subjetiva, que se traduz por teoria, enquanto as obras é a fé posta em prática.

E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS OBRAS. A fé subjetiva ou teórica, que o autor critica em frase anterior, não pode ser mostrada. Mas, a fé prática pelas obras, essa sim pode ser vista por todos. O escritor incentiva a prática de boas ações pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...