terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tiago 2:12-13

Tiago 2:12-13 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
ASSIM FALAI. Muito conhecido é o livro que tem o título de: “Há poder em suas palavras”. Hoje nem tanto, mas em tempos passados a palavra de um homem estava no fio do seu bigode, e isso queria dizer que o homem de verdade deve honrar com suas palavras. O autor entra em combate ao artificialismo e os artifícios na mensagem que tem por intuito enganar o ouvinte. Aquele que fala deve ter responsabilidade sobre o que diz. “Por tuas palavras serás justificado ou condenado (Mateus 12:37).

E ASSIM PROCEDEI. Tem um ditado que diz: “faz o que falo, mas não faz o que faço”. Grande parte das pessoas falam uma coisa, mas não tem a capacidade de por em prática suas palavras. Existe o ensinador, pregador ou mensagem de teorias e não de práticas. Principalmente o líder religioso, tem o dever de ensinar somente aquilo que ele vive no seu dia a dia. A palavra do evangelho diz: “Sede cumpridores da palavra de Deus”. Não adianta nada, pregar para os outros e não viver aquilo que se prega.

COMO DEVENDO SER JULGADO. Além do ser humano ser um dia julgado pelas suas obras, feitos e atos, ele também vai ser julgado pelas suas palavras, até porque tem palavras que possui um efeito devastador na vida dos outros, muito mais do que uma ação. Tem um proverbio popular que diz: “É melhor levar uma surra do que ouvir determinadas palavras de uma pessoa”. É melhor sempre usarmos cautela no que vamos falar para os outros, porque um dia haveremos de prestar contas das palavras.

PELA LEI DA LIBERDADE. Precisamos analisar três pontos de vista para esta mesma frase usada pelo escritor desta carta, que são: O ponto de vista judaico, o judaico-cristão e o cristão segundo o evangelho. Os judeus pregavam de que a legislação mosaica libertava do paganismo. O pensamento judaico-cristão misturava a lei com o evangelho como meio de libertação do pecado. Já a tese do pensamento cristão pregado por Paulo, principalmente no mundo gentílico, só o evangelho pode libertar.

PORQUE O JUÍZO SERÁ SEM MISERICÓRDIA. Neste ponto, observa-se o pensamento judaico do julgamento pela letra da lei. Tem momentos nesta carta em que, o autor parece mais ser um judeu seguidor da lei do Moisés, do que um judeu convertido ao cristianismo. Mas em outros momentos temos que intender quem de fato eram os seus leitores para quem ele estava endereçando esta epístola. Ele estava escrevendo para os judeus, seguidores da legislação mosaica e para judeus convertidos a Cristo.

SOBRE AQUELE QUE NÃO FEZ MISERICÓRDIA. Para aqueles que julgavam de conformidade com a legislação de Moisés, seja julgamento religioso ou civil, a letra da lei era uma só, sem flexibilização, por isso que devia ser aplicada sem misericórdia. Conforme a lei, quem tratasse seu próximo com maldade, não merecia misericórdia.

E A MISERICÓRDIA TRIUNFA DO JUÍZO. Finalmente, o autor põe dentro do escopo de sua mensagem final deste texto, uma gota do evangelho, em apontar que a misericórdia deve triunfar sobre o julgamento. Isso é salvação em vez de condenação.

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