sábado, 28 de novembro de 2015

Tiago 3:5

Tiago 3:5 - Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
ASSIM TAMBÉM. O homem pela sua sabedoria tem condições de controlar um cavalo forte e veloz, por meio dos freios ou cabrestos, e desta forma cavalgar de forma tranquila sobre o campo. O ser humano, também consegue guiar um grande navio em alto mar, sendo açoitado pelas ondas fortes e os ventos impetuosos. Mas, em muitos casos não tem a capacidade de controlar as suas próprias palavras, quando usa a faculdade da fala para enganar o próximo e proferir palavras torpes.

A LÍNGUA. “A língua”, juntamente com as cordas vocais e o ar que sai dos nossos pulmões é um dos membros muito importante na faculdade da fala, porque ela modula e articula os sons produzidos nas cordas vocais, na arte de falar. Quando atentamos para a interpretação alegórica do texto, aprendemos que o autor se refere à voz humana, que quando usada para o que é certo e bom, pode edificar vidas. Mas quando usada de forma errada e maldosa pode causar grandes prejuízos.

É UM PEQUENO MEMBRO. Temos no corpo humano muitos e grandes membros, tais como a pele, que é o maior membro do nosso corpo, os ossos, que falam de nossa estrutura de sustentação, o sistema nervoso, que representam a nossa força e o equilíbrio, o sistema digestivo e muitos outros. Dentre tantos membros que compõem o nosso organismo, existe “um” que de tão importante representa a nossa expressão de sentimentos e vontades. A língua expõe o que somos e o que sentimos.

E GLORIA-SE. Os seres humanos que não fazem a vontade de Deus usam de suas palavras para se vangloriarem dos seus feitos e obras. Os ateus confessos ou não se utilizam da faculdade da fala para se gabarem do seu orgulho humano, em acharem de que são independentes, e que não precisam de Deus. Os incrédulos se vangloriam de sua sabedoria humana, de suas habilidades e astucias para se darem bem na vida e nos seus empreendimentos. Eles expressão sua prepotência por meio de suas palavras.

DE GRANDES COISAS. O egoísmo humano leva os ímpios a se gabarem de sua proezas e se vangloriarem dos seus feitos, como se eles fossem semideuses, e isso com o intuito de desprezarem o criador de todas as coisas. Os incrédulos sempre estão proferindo seus discursos vãos e se desbocando em mentiras para falarem daquilo que não são nem podem cumprir. Suas palavras são enganosas e torpes.

VEDE QUÃO GRANDE BUSQUE. Escutamos quase todos os dias, os noticiários informando sobre focos de incêndios em nosso país, ora porque o clima está muito seco, ora por falhas humanas ou em muitos casos, incêndios criminosos. Não é diferente com os falatórios difamadores, em que as pessoas vivem de falar da vida alheia e denegrirem o testemunho dos outros. As palavras vãs são destruidoras.

UM PEQUENO FOGO INCENDEIA. Basta uma pequena faísca, um pequeno fósforo ou algo parecido, para que se comece um incêndio de grandes proporções nas vegetações. É como uma mentira, um falso testemunho ou a difamação da vida de alguém, logo se alastra e sai destruindo e complicando a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...