sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tiago 3:4

Tiago 3:4 - Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
VEDE TAMBÉM AS NAUS QUE. O autor esta se referindo aos grandes navios e embarcações que atravessam os mares e oceanos, o que hoje são chamados de transatlânticos de grandes portes. Assim como o cavalo é controlado pelo seu cavaleiro, por meio dos freios ou cabrestos, os grandes navios são controlados da mesma forma por um pequeno leme, por meio do qual é dirigido pelo seu comandante. Bem como a faculdade da fala deve ser controlada pelos pregadores.

SENDO TÃO GRANDES. O escritor não está escrevendo sobre uma pequena canoa ou um pequeno barquinho de passeio, mas ele esta se reportando as grandes embarcações, que têm a capacidade de carregar toneladas e mais toneladas de cargas grandes e pesadas. Temos um exemplo de um navio de grande porta no Novo Testamento, aquele que transportou o apóstolo Paulo para Malta, que carregava duzentas e sessenta e seis pessoas (Atos 27:37). Hoje existem navios muito maiores.

E LEVADAS DE IMPETUOSO VENTO. Além do tamanho das grandes embarcações, e por estarem flutuando sobre as águas, elas são açoitadas por impetuosos ventos, verdadeiras tempestades. A força dos ventos sacodem estas embarcações para todas as direções, além das grandes ondas que sacodem estes naus com incríveis forças, conforme a direção dos ventos. O escritor já havia passado por momentos de tempestades em alto mar, e sabia exatamente sobre o que estava escrevendo.

SE VIRAM COM UM BEM PEQUENO LEME. Comparado ao tamanho do navio, o leme é bem pequeno, mas que tem o poder e a capacidade de governar a grande embarcação, coisa que é admirável e posta em destaque pelo escritor. Não é diferente da faculdade da fala, em que ela deve ser controlada e dominada pelas nossas boas vontades, uma vez que, caso contrário, a própria vida da pessoa fica a deriva das consequências que provem das palavras vãs e torpes, que alguém profere.

PARA ONDE QUER. Apesar de ser grande e estar flutuando sobre as muitas águas, bem como ser açoitado pela força do vento e pelas grandes ondas, o navio não fica a deriva, porque através de um pequeno leme, ele é guiado para o porto desejado. Da mesma forma, deve haver um direcionamento correto para as palavras, e isso nos ensina sobre pensar antes de falar e falar pela ração e não simplesmente pela emoção.

A VONTADE DAQUELE. Um grande navio deve ter um ou mais comandantes que o guia em suas viagens marítimas, assim como um avião tem que ter um ou mais pilotos, da mesma forma que um carro tem que ter um motorista para guiá-lo. No caso da faculdade da fala, é o Espírito de Deus quem deve comandar ou governar todo o discurso, caso contrário, será apenas uma mensagem de ideologias humanas.

QUE AS GOVERNA. Por mais avançado que seja o sistema de tecnologia marítima, um navio de grande porte, principalmente os que transportam seres humanos precisam de um ou mais comandantes para governá-lo. Com a faculdade da fala não é diferente, quem prega ou ensina a palavra de Deus, tem que assim o fazer com a capacidade de só pronunciar as palavras certas e boas, que vão edificar a vida do próximo, e isso, pelo Espírito Santo de Deus. E o manual do pregador deve ser as santas Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...