terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tiago 2:8

Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
TODAVIA, SE CUMPRIRDES. Nos textos anteriores o apóstolo vinha acusando os ricos opressores e inimigos do cristianismo, de levarem os cristãos aos tribunais com o intuito de condena-los perante as regras das religiões e as leis romanas. Todavia, ele esperava que os líderes para os quais ele estava escrevendo fossem cumpridores das leis de Deus, tanto aquelas que estavam na legislação mosaica, quanto as novas ordenanças conforme a nova dispensação da graça, proposta por Deus em Cristo Jesus.

CONFORME AS ESCRITURAS. Estas Escrituras sobre as quais o autor se reporta dizem respeito a todos os Escritos, além é claro das tradições orais, do judaísmo e do cristianismo. Certamente seu pensamento se lembra das Sagradas Escrituras dos judeus, aquelas que faziam parte dos Cânons, (porque quando Cristo veio havia três), bem como tudo aquilo que já havia escrito sobre o evangelho da nova dispensação da graça. Tais Escrituras tinham uma importância fundamental para os judeus e os cristãos.

A LEI REAL. É bem provável que o escritor se refira a duas coisas muito importantes para os seus leitores. Em um momento, seu pensamento pode estar se reportando a legislação mosaica com todas as suas regras, estatutos e mandamentos. Por outro lado, ele direciona seus leitores a essência mesmo do evangelho de Cristo, que tem como força motivadora a prática do amor fraternal. Todas as Sagradas Escrituras tem um objetivo forte que é fazer com que os seres humanos amem uns aos outros.

AMARÁS. “O amor” que é conforme a vontade de Deus deve ser praticado em três direções. Os conjugues devem se amar da forma mais intensa e pura que for possível, bem como os familiares de um modo em geral. A lei real de Cristo também nos ensina que devemos amar ao nosso semelhante como a nós mesmos. E acima de tudo, devemos amar a Deus mais que qualquer coisa, com toda a nossa alma, com todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças.

A TEU PRÓXIMO. Amarás ao teu próximo. Este é o segundo mandamento da lei de Cristo e tudo que envolve a nossa comunhão cristã para a nova dispensação da graça. Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Os líderes religiosos para os quais o apóstolo estava escrevendo estavam negando o segundo mandamento da lei de Cristo, ao fazerem acepção pessoas, desprezando os mais humildes e pobres.

COMO A TI MESMO. Sempre estamos querendo o melhor para nós mesmos e lutamos com todas as nossas forças para alcançarmos os nossos melhores objetivos e planos. Da mesma forma, devemos sempre estarmos envolvidos em boas ações e atos para proporcionarmos o bem do nosso semelhante, porque esta é a vontade de Deus e a lei de Cristo.

BEM FAZEIS. Os ensinos do escritor são para que os seus leitores possam viver da melhor maneira possível em sociedade, seja no meio da irmandade ou onde estiverem na coletividade. E somente considerando ao próximo e o respeitando como a si mesmo é que alguém pode desfrutar de comunhão cristã com o seu semelhante e com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...