terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tiago 2:6-7

Tiago 2:6-7 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
MAS VÓS DESONRASTES O POBRE. O escritor faz uma acusação grave sobre os líderes religiosos que fazem acepção de pessoas nas reuniões, quando enchem a bola dos mais ricos e dos que ocupam posições de destaque ou influencias dentro da comunidade religiosa em detrimento aos mais simples e humildes do povo. Por causa de interesses pessoas e no exercício do comercio da fé, muitos põem os ricos lá em cima e humilham ou desprezam os que são desprovidos de condições financeiras.

PORVENTURA NÃO VOS OPRIMEM. Na época em que esta epístola foi escrita, as grandes massas dos seguidores do cristianismo eram pessoas humildes da sociedade que eram oprimidas pelos mais ricos, pelas autoridades romanas e pelos poderosos líderes das religiões pagãs. A maioria dos cristãos primitivos tiveram que ser perseguidos e humilhados por estes dominadores políticos ou religiosos, em que eram confiscados os seus bens, depois eram presos e até mortos por seguirem a Jesus.

OS RICOS. Estes ricos aos quais se refere o apóstolo dizem respeito aos poderosos financeiramente, bem como todos os senhores de escravos que maltratavam os seus servos e escravos para tirarem proveito financeiro dos mesmos. Como também eram as autoridades romanas, que gozavam dos privilégios da corte para explorarem os súditos e vassalos do império com altos impostos e uma carga tributária insuportável. Por fim, estes ricos também eram os enganadores líderes das falsas religiões heréticas.

E NÃO VOS ARRASTAM AOS TRIBUNAIS. Nesta época, praticamente todos os cristãos tinham que ser submetidos aos tribunais religiosos e da justiça imperial por questões meramente religiosas. O fato de alguém confessar pertencer ao cristianismo, já era motivo para os inimigos do povo de Cristo perseguir os novos convertidos. Os líderes do judaísmo e das demais religiões que eram contra o surgimento do cristianismo, por qualquer motivo levava os seguidores do evangelho aos tribunais do império romano.

PORVENTURA NÃO BLASFEMAM ELES. Além de matarem o Senhor Jesus, os opositores do cristianismo faziam de tudo para profanarem tudo que dizia respeito as coisas que envolviam a nova religião fundada pelo Senhor Jesus. Os judaizantes, os gnósticos e os falsos líderes das seitas heréticas pagãs, nutriam um ódio implacável contra Jesus e contra o cristianismo, ao ponto de blasfemarem contra tudo que Cristo ensinou, e contra tudo que envolvia a nova dispensação da graça.

O BOM NOME. Este bom nome sobre o qual o autor se refere diz respeito ao nome de Jesus Cristo. A condenação pela cruz e a morte de Cristo foi uma investida do império das trevas contra o nome que é sobre todo o nome, que é o nome de “Jesus”.

QUE SOBRE VÓS FOI INVOCADO. O diabo com os seus demônios usaram muitas autoridades religiosas e políticas para tentar apagar o bom nome de Jesus do coração das pessoas. Cada religião antiga, nesta época, tinha as suas próprias falsas divindades e não permitia que o nome de Jesus fosse invocado pelos seus prosélitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...