terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tiago 2:9-10

Tiago 2:9-10 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
MAS, SE FAZEIS ACEPÇÃO DE PESSOAS. Provavelmente o autor tinha em mente os seus compatriotas judeus que diziam guardarem a legislação mosaica, mas que certamente estavam transgredindo a lei de Moisés, na prática da acepção de Pessoas. No caso em Pauta, esta acepção de pessoas cometida pelos líderes das sinagogas se fazia por meio da distinção entre os ricos e os pobres, dando elevados privilégios aos poderosos em detrimento dos mais humildes e pobres, o que não devia acontecer.

COMETEIS PECADO. Conforme a palavra de Deus, cometer pecado é transgredir um ou mais mandamentos expressos dentro das Sagradas Escrituras. Para um judeu piedoso e que dizia ser obediente a legislação mosaica, se ele praticasse o ato de acepção de pessoas estaria de fato sendo igual a um pecador gentio. Mesmo que fosse um líder do judaísmo, se alguém fosse tido como um transgressor da lei devia ser responsabilizado pelos seus atos, com duras penas e consequências pelo pecado cometido.

E SOIS REDARGUIDOS PELA LEI. A própria legislação de Moisés destacava como pecado a prática da acepção de pessoas (Levíticos 19:15). De maneira que se alguém faz na realidade descriminação entre o rico e o pobre, tratando um melhor do que o outro é acusado pela própria lei como pecador. Todos eram conhecedores de que a lei era mais complacente com os menos afortunados. Até porque os mais bem sucedidos, por natureza, já são providos dos seus privilégios pelo poder econômico que possuem.

COMO TRANSGRESSORES. Essa é uma expressão usada originalmente para qualificar a desobediência a uma lei que é ordenada e que não pode ser transgredida por quem quer que seja. Também significa ter pleno conhecimento de que está no caminho errado e persistir na direção das consequências pela prática do pecado. Os líderes para os quais esta carta estava sendo enviada sabiam dos seus deveres de não praticarem acepção de pessoas, todavia, mesmo assim insistiam em transgredir o mandamento.

PORQUE QUALQUER QUE GUARDAR TODA A LEI. Os judeus procuravam fazer um compromisso religioso com os seus descendentes logo cedo na vida, quando no oitavo dia do seu nascimento, já apresentava o pequeno menino aos sacerdotes, e executava a circuncisão, o que algumas religiões fazem por meio do batismo infantil. A partir de então, todos passavam a fazer parte do judaísmo, e tinham que guardar a lei.

E TROPEÇAR EM UM SÓ PONTO. Conforme as tradições do judaísmo, sobre os pais caiam a responsabilidade de educarem seus filhos em todos os preceitos da legislação mosaica. É tanto que, os filhos de um judeu piedoso sabiam de toda à legislação de Moisés, quando atingiam sua maioridade. E eram obrigados a obedecerem a todas as ordenanças da lei, sem transgredirem a nenhum preceito dela. Isso era uma regra.

TORNOU-SE CULPADO DE TODOS. No entanto, mesmo que alguém fosse zeloso ao extremo, em procurar guardar a legislação mosaica, mas se porventura pecasse em pelo menos o menor de todos os mandamentos, era considerado transgressor da lei por inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...