quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tiago 2:14

Tiago 2:14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
MEUS IRMÃOS. O texto a nossa frente nos remete a lembrar sobre quem estava escrevendo esta epístola, e para quem ele estava escrevendo. Tiago, irmão do Senhor Jesus, concentrou sua atividades em Jerusalém, onde se tornou a principal liderança da igreja mãe do cristianismo. Portanto, ele pensava diferente do apóstolo Paulo, que concentrou suas atividades ministeriais no mundo gentílico. E Tiago estava escrevendo para seus irmãos judeus, convertidos ou não ao cristianismo.

QUE APROVEITA SE ALGUÉM DISSER. De forma que, o autor, assim como o Senhor Jesus, buscava intermediar uma fase importante entre a velha aliança de Deus com Israel e a nova dispensação implantada por Cristo para a igreja. O ministério de Cristo, a carta aos Hebreus e esta epístola de Tiago tem como foco e ação direcionada o povo judeu, que precisava entender a nova aliança de Deus com todas as nações do mundo, por meio do novo Israel, que é a igreja remida por Cristo Jesus.

QUE TEM FÉ. Essa fé sobre a qual o autor se refere diz respeito à confiança plena em Deus e na obra redentora de Cristo Jesus nosso Senhor. No entanto, se faz necessário destacar que esta fé sobre a qual o escritor tenciona escrever diz respeito ao conjunto de doutrinas cristãs da nova aliança de Deus com a humanidade por meio da obra de redenção realizada por Cristo. É como se o apóstolo quisesse dizer que não adianta somente ser um seguidor do cristianismo, sem ter boas ações que confirma a fé.

E NÃO TIVER. A igreja de Jerusalém, da qual Tiago era seu principal líder, quando esta carta foi escrita, era mediadora entre o judaísmo e o cristianismo, entre a antiga e a nova aliança, entre os judeus convertidos ao cristianismo e os gentios que saiam do paganismo para o cristianismo. É tanto que, boa parte dos comentaristas bíblicos concordam que, Tiago escreveu parte desta epístola para contrabalancear entre o cristianismo ortodoxo e o evangelho da libertação pregado e ensinado por Paulo.

AS OBRAS? Como o autor estava escrevendo para os judeus da dispersão, seguidores da legislação mosaica ou convertidos ao cristianismo, observasse o seguinte: A antiga dispensação era condicional, em que da parte de Deus a promessa era abençoar (salvar), porem, da parte humana se exigia a obediência aos mandamentos da lei de Moisés. De forma que, estas obras, sobre as quais o escritor se reporta dizem respeito ao cumprimento de tudo aquilo que exigia a legislação de Moisés para o povo judeu.

PORVENTURA A FÉ. Já esta fé, deste ponto da carta, diz respeito ao conjunto de doutrinas cristãs que engloba tudo que dizem respeito à nova dispensação da graça de Deus para a humanidade, implantada por Cristo Jesus, o mediador da nova aliança. Esta é a fé no evangelho das boas novas e a salvação pela graça de Deus.

PODE SALVÁ-LO? O escritor faz a seguinte pergunta: Porventura a fé pode salvar? Essa pergunta merece duas respostas. Para os seguidores do judaísmo, não. Para os seguidores do cristianismo, sim, porque essa é justamente a proposta da nova aliança estabelecida por cristo. Deus entra com a graça e o homem entra com a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...