sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tiago 3:1

Tiago 3:1 - Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
MEUS IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos por acharem um tronco comum na arvore genealógica de toda a humanidade em Adão e Eva. Já os filhos de Israel se consideram irmãos uns dos outros, por terem nos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó suas raízes genealógicas em comum. Para os seguidores do cristianismo, isso se dá pelo fato de que todos que aceitaram a Cristo, são chamados filhos de Deus (João 1:11), e portanto, irmãos uns dos outros.

MUITOS DE VÓS. O escritor começa este capítulo três de sua epístola aconselhando aos seus leitores sobre não se ufanarem de possuir a sabedoria natural e conclui mostrando que a sabedoria que vem do alto é mais importante. Ao que tudo indica, neste mesmo tempo havia uma certa disputa entre aqueles que usavam da palavra, onde um tentava demonstrar que era mais sábio do que o outro, em termo de conhecimento das Sagradas Escrituras. Isso acontece muito nos dias de hoje.

NÃO SEJAM MESTRES. O cristianismo em seus primórdios teve ataques doutrinários de fora e de dentro da comunidade cristã. Ora eram os judaizantes quem atacava com suas fábulas artificias, ora eram os falsos mestres gnósticos, e os falsos cristãos que se infiltravam no meio das igrejas com a finalidade de confundir o povo de Deus com suas falsas doutrinas. A exortação do apóstolo era de que os seus leitores escolhessem a vida simples, como adoradores de Deus e não desejassem ser mestres dos outros.

SABENDO QUE. A igreja do Senhor Jesus é composta de pessoas simples e de pessoas astuciosas que fazem suas coisas erradas mesmo conscientemente. Boa parte dos religiosos erram por serem ignorantes quanto às verdades da palavra de Deus, mas, os falsos líderes religiosos fazem suas tramoias de caso pensado, porque conhecem as verdades das Sagradas Escrituras. Os líderes religiosos quando erram não são inocentes naquilo que fazem, mas agem de má fé, por obras e também por palavras.

RECEBEREMOS. Tudo aquilo que o homem plantar é justamente aquilo que haverá de colher, essa é a lei da colheita segundo a semeadura. Ninguém faz uma plantação de milho para colher arroz, a natureza é boa, mas também é justa. Em outra parte, o evangelho também diz, por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado. Se alguém se faz de mestre dos outros, esse receberá mais duro juízo.

MAIS DURO. Mais uma vez o autor demonstra sua tendência ortodoxa e preferência pelas exigências da legislação mosaica, sem, no entanto, deixar de escrever sobre uma realidade que permanece também na nova dispensação. Quem busca por egoísmo pessoal se apresentar como doutrinador, ensinador ou pregador deve ter a consciência de que vai prestar contas de cada palavra pronunciada em seu ministério.

JUÍZO. O melhor é ser um simples ouvinte, das supostas mensagens religiosas, do que alguém para mostrar que é um líder influente, querer ser mestre dos outros. Até mesmo aqueles que agem corretamente com a palavra de Deus serão julgados (2 Coríntios 5:10). Quanto mais os que são maus intencionados (Apocalipse 20:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...