terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tiago 2:5

Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
OUVI, MEUS AMADOS IRMÃO. Na realidade o autor estava escrevendo e não falando ou pregando, porem, ele se ver diante de uma multidão a pregar estas verdades importantes sobre as doutrinas cristãs, que expressam a vontade de Deus para o seu povo. O escritor demonstra o seu carinho para com os seus leitores ao trata-los de meus amados. Quando o apóstolo chama os seus leitores de irmãos, é porque esta era uma tradição dos judeus, que passou a ser também usada pelos cristãos.

PORVENTURA NÃO ESCOLHEU DEUS. Falar sobre a escolha de Deus é a mesma coisas que ensinar sobre a predestinação bíblica (Efésios 1:4-6). O próprio Jesus falou e disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeei (João 15:16). Primeiro o Senhor nos conheceu de antemão, e aos que conheceu, a estes predestinou, e aos que predestinou a estes também justificou, e aos que justificou a estas também glorificou. Tudo isto aponta para uma ação positiva da parte de Deus.

AOS POBRES. Às vezes esta palavra “pobre” dentro das Sagradas Escrituras fala sobre os humildes e simples da sociedade e não somente sobre os desprovidos de poder econômico. Isso quer dizer-nos o texto que Deus escolheu os simples e humildes deste mundo para viverem pela fé. O ser humano em geral é complicado, porque quando está vivendo bem se esquece de Deus, mas quando está passando por dificuldades se lembra de Deus. Por isso que a maioria dos que servem a Deus são pobres.

DESTE MUNDO. Infelizmente a sociedade está dividida entre ricos e pobres, entre aqueles que se dão bem na vida economicamente e aqueles que todos os dias têm que enfrentarem a lei da sobrevivência. Como diz um ditado popular: a grande maioria tem que matar um leão a cada dia para continuar vivo. E percebe-se na prática que os mais sofredores são aqueles que justamente fazem a opção em buscarem o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Porque dos pobres é o reino de Deus.

PARA SEREM RICOS NA FÉ. Por que os pobres são chamados para serem ricos na fé? Não é preciso ser muito inteligente para se descobrir esta verdade. A realidade é que os mais pobres da sociedade quase sempre estão enfrentando dificuldades na vida e não tem a quem recorrer, senão exercer a sua fé e confiança nas providências de Deus. Os ricos buscam soluções para seus problemas por meio do dinheiro. Já o pobre, como não tem dinheiro, tem que esperar um milagre acontecer em seu favor.

E HERDEIROS DO REINO. Na nova aliança de Deus com a humanidade requer-se do ser humano e exercício da sua fé na obra perfeita de redenção já realizada por Cristo Jesus. Como os mais pobres, que recorrem a Deus em suas necessidades, exercem a sua fé no Deus Todo-poderoso, essa mesma fé proporciona aos tais a vida eterna.

QUE PROMETEU AOS QUE O AMAM? O primeiro mandamento da lei de Cristo é justamente amar a Deus acima de qualquer coisa (Mateus 12:30). Quem ama a Deus mais do que as coisas materiais e deste mundo, passa a ser herdeiro do reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...