quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tiago 2:15-16

Tiago 2:15-16 - E, se o irmão ou a irmã estiverem com falta de vestes, e tiverem falta de mantimento quotidiano. E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
E SE O IRMÃO OU A IRMÃ. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos, por encontrarem na arvore genealógica um tronco comum em Adão e Eva. No que diz respeito aos judeus, eles se consideravam irmãos, por confessarem ser descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Já com relação ao cristianismo, todos os seguidores de Cristo se dizem ser irmãos, porque o evangelho garante que em Cristo Jesus, todos são filhos de Deus (João 1:12-13).

ESTIVEREM COM FALTA DE VESTES. Seja um cidadão comum, seja um israelita ou um servo de Cristo, qualquer um está sujeito a passar por uma situação desta natureza. A sociedade sempre foi composta por pessoas de diferentes classes sociais em que poucos têm muito e muitos tem poucos recursos financeiros. Tem muitas pessoas, principalmente nos países capitalistas, que são tão pobres, que lhes faltam roupas para se vestirem, notadamente, vestes adequadas para ambientas mais sociais.

E SE TIVEREM FALTA DE MANTIMENTO QUOTIDIANO. Nos dias de hoje, com estruturas sociais dos governos, dificilmente se encontram pessoas passando fome. Todavia, nos tempos mais antigos, as pessoas chegavam mesmo a morrerem de fome, por falta de assistência social. Muitos judeus da dispersão passavam por necessidades básicas, como também muitos dos que eram escravos e se converteram ao cristianismo. A palavra diz que, os pobres é que se convertem ao evangelho.

E ALGUM DE VÓS DISSER: IDE EM PAZ. Seja por falta de vestes ou por falta do alimento de cada dia, se um dos irmãos procurasse os que tinham melhores condições, estes não deviam dispensar de mãos vazias o que estava passando necessidade. Várias das igrejas primitivas estavam se envolvendo em campanhas sociais em arrecadação das coisas básicas para serem distribuídas com os que mais precisavam. O apóstolo Paulo esteve pessoalmente envolvido com estas campanhas e era um incentivador.

AQUIETAI-VOS, E FARTAI-VOS. A Palestina, em determinadas épocas do ano era tão gelada que se as pessoas não estivessem bem agasalhadas poderiam chegar a morrer de frio, portanto, as vestes eram uma necessidade de vida ou morte. De forma que tanto as vestes como e principalmente o alimento cotidiano era algo de sobrevivência. Aqueles que precisavam destas coisas deviam ser socorridos pelos irmãos que tinham melhores condições financeiras, na prática do amor fraternal.

E NÃO LHE DERDES AS COISAS NECESSÁRIAS PARA O CORPO. O ensinamento ou exortação do escritor era para que os seus leitores se compadecessem com os mais pobres, seja da própria comunidade judaica ou cristã, e também com todos.

QUE PROVEITO VIRÁ DISTO? Seria pura hipocrisia religiosa dizer que fazia parte do judaísmo ou do cristianismo e ver alguém precisando de vestes ou de alimentos e fechar as mãos para não ajudar ao pobre e necessitado. Isso é falta de amor fraternal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...