sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tiago 3:2

Tiago 3:2 - Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
PORQUE TODOS TROPEÇAMOS. No capítulo anterior o autor chama a atenção dos seus leitores sobre a fé vã, mas neste capítulo ele começa expondo sobre as palavras vãs. E neste texto, o escritor escreve sobre a vulnerabilidade do ser humano, que é falho em todas as áreas de sua vida, principalmente no que diz respeito à faculdade da fala. Esse tropeço sobre o qual o apóstolo se refere diz respeito aos pecados nas suas mais variadas formas que o ser humano pratica no seu dia a dia contra Deus.

EM MUITAS COISAS. O ser humano erra, quando não corresponde a sua missão para qual foi formado e criado, que é amar a Deus acima de qualquer coisa e servi-lo na beleza de sua santidade. O homem peca por meio de seus atos, ações, palavras, pensamentos e até intenções. Desde a queda da raça humana, que a personalidade, a natureza e o caráter dos homens foram obliterados pela desobediência, apostasia e rebelião. Difícil é o ser humano acertar naquilo que faz, mas errar é regra comum.

SE ALGUÉM NÃO TROPEÇA. Cauteloso é aquele que procurar ouvir mais do que falar, até porque nas muitas palavras, também há muitas transgressões. Existem pessoas que são chamadas de tagarelas, porque falam pelos cotovelos, são também classificadas estas pessoas de mexiriqueiras ou fofoqueiras. Todavia, o elogio do autor é para aquelas pessoa que monitoram sua faculdade da fala, no sentido de falar menos. O correto é falar somente o suficiente para ser um bom comunicador.

EM PALAVRAS. Certamente o apóstolo levanta sua crítica sobre aqueles que se diziam pregadores da palavra, mas que de fato não passavam de anunciadores de suas próprias ideologias. Porque o correto é pregar aquilo que esta de acordo com as santas Escrituras, e não distorcer a mensagem da palavra de Deus para tirar dela proveito pessoal. O autor mais uma vez enaltece aqueles que de fato usam legitimamente a palavra de Deus e que interpretam de maneira correta aquilo que está escrito.

O TAL É PERFEITO. O que o apóstolo pretende dizer com isso é que se alguém não tropeça em suas palavras, é porque é uma pessoa preparada para ter controle próprio sobre as demais áreas de sua vida. Neste período eram feitas verdadeiras disputas de “discursos” entre os judaizantes e os cristãos, entre os falsos mestres gnósticos e os pregadores das boas novas, com isso, haviam muitas acusações de ambos os lados.

E PODEROSO PARA TAMBÉM. Quem tiver a capacidade de controlar as faculdades da fala, e com isso, não se desbocar em palavras vãs, como um tagarela, é chamado de pessoa poderosa para dizer que tem controle próprio sobre a sua vida. Deus deu ao homem, o privilégio de ser coparticipante de sua administração sobre os animais, peixes e aves, mas o ser humano não tem a capacidade de controlar suas palavras.

REFREAR TODO O CORPO. Quem tiver habilidade o suficiente para controlar sua faculdade da fala, ou seja, suas palavras e dizer apenas aquilo que é certo e que edifica, também tem controle sobre seus desejos carnais. A língua, como moduladora das palavras é um membro do corpo que precisa de freios e de controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...