quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tiago 2:19-20

Tiago 2:19-20 - Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
TU CRÊS QUE HÁ UM SÓ DEUS. O autor se dirige tanto aos seguidores do judaísmo, quanto aos seguidores do cristianismo, e a todos aqueles que têm uma fé monoteísta, ou seja, que acreditam apenas em um único Deus verdadeiro, e não aos seguidores do paganismo ou seguidores do politeísmo, com suas crenças em várias divindades falsas. Neste caso, o apóstolo transmite sua mensagem para aquelas pessoas que conheciam as verdades da palavra do Senhor, sobre o Deus Criador, esse é o único Deus.

FAZES BEM. Assim sendo, o escritor faz o seu elogio pela atitude correta dos seus leitores, ao afirmar que eles estavam mais que certos, em acreditarem que só existe um único Deus verdadeiro. Com isso ele deixa transparecer que, aqueles que seguem o politeísmo, com suas crenças nos ídolos e nas imagens de escultura fazem mal ou agem errado. A crença ideal ou verdadeira é aquela que esta direcionada para o Criador de todas as coisas, que é o Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo.

TAMBÉM OS DEMÔNIOS O CREEM. Os demônios são seres espirituais que estão servindo ao diabo e ao mau. Na eternidade passada os demônios serviam a Deu e ao seu reino, como anjos de luz, porem, na rebelião de satanás se tornaram malignos para servirem ao império das trevas. Eles acreditam em Deus, porque conhecem o Criador de todas as coisas, de fato, como ele é, porque viviam na presença do Senhor. Eles não obedecem a Deus, por causa da rebelião, mas sabem quem é o Deus Todo-poderoso.

E ESTREMECEM. Essa é uma expressão usada pelo autor para representar o medo que os demônios sentem das providências de Deus. Quando da rebelião, juntamente com satanás, os demônios foram precipitados dos céus para as trevas, como castigo pela apostasia que praticaram contra o Criador. Muitos dos demônios estão no inferno, em sofrimentos agudos, sem contar que a eternidade futura deles será no lago de fogo e enxofre, para onde irão o diabo e todos aqueles que não creem em Cristo Jesus.

MAS, Ó HOMEM VÃO. Percebe-se uma discussão teológica entre o seguidor da legislação mosaica e o convertido ao cristianismo. Onde o judaizante chama o cristão de homem insensato, vazio e desprovido de inteligência, por dar mais valor à fé do que a prática das boas obras. Neste texto, nota-se o clima de hostilidade que reinava dos judaizantes contra os cristãos primitivos. Conceitos opostos entre a lei e a graça.

QUERES TU SABER QUE A FÉ. Esta fé a que se refere o autor, diz respeito a tudo aquilo que envolvem as doutrinas cristãs, anunciadas pelas boas novas do evangelho. Tiago, assim como a maioria dos apóstolos que ficavam em Jerusalém, (a base ortodoxa da igreja primitiva) defendia que os cristãos precisavam guardar tudo aquilo que estava escrito no Velho Testamento, inclusive a legislação mosaica.

SEM AS OBRAS É MORTA. O apóstolo não está combatendo a fé em Cristo para a salvação, mas sim, mostrando que o cristianismo é filho do judaísmo, e que o Novo Testamento é o cumprimento do Antigo Testamento e que um não existe sem o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...