sexta-feira, 5 de junho de 2020

Atos 12:8

Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E DISSE-LHE. Uma das definições sobre os anjos é que eles são mensageiros de Deus para falar aos seus servos aquilo que o Deus de revelação quer comunicar com os seus filhos. As palavras que o anjo do Senhor falou para Pedro eram de esperança, e que mudava completamente o destino de Pedro, ele que já estava marcado para ser executado no dia seguinte. Um pouco antes, o escritor nos faz saber que Herodes planejava fazer uma apresentação de Pedro aos judeus para em seguida mata-lo.

O ANJO. Naquela época muitos não acreditavam que existissem os anjos da parte de Deus, como por exemplo: Os saduceus, como também nos dias de hoje existem muitas pessoas que nem sabem que estes seres celestiais existem. Este anjo da parte de Deus veio a terra em uma missão muito especial, porque veio para dar livramento a um servo de Deus, que era Pedro. A ação deste anjo deu a Pedro a chance de vida a ele.

CINGE-TE. Não sabemos por que Lucas colocou esta palavra antes de outras colocações que ele faz neste versículo do livro de Atos. Até porque o cinto grosso de couro era colocado por cima das vestes normais, bem como depois da capa. Mas, em se tratando de uma citação metafórica, mandar alguém se cingir era a mesma coisa que ordenar que tal pessoa tomasse uma atitude de preparação e disposição para agir.

E ATA AS TUAS ALPARCAS. Não temos como saber por que Pedro estava sem suas sandálias, se ele próprio tinha retirado, ou se os soldados quem tinham feito isso, mas a ordem do anjo é que ele colocasse suas sandálias nos pés. Agora, quando se aplica esta colocação a interpretação alegórica, podemos dizer que o anjo estava transmitindo uma mensagem para Pedro que sua caminhada ainda não tinha terminado e que sua missão no reino de Deus estava somente começando e era longa.

E ELE ASSIM O FEZ. Pedro, prontamente obedeceu à palavra do mensageiro de Deus, mesmo sem saber se tratava de uma realidade ou se era apenas um sonho que ele estava tendo. Mas uma coisa é certa e podemos conjecturar que Pedro recebeu aquela mensagem como sendo uma palavra de Esperança. As coisas sobrenaturais de Deus na nossa vida são tão grandes e importantes que muitas vezes achamos que é irreal.

DISSE MAIS: LANÇA ÀS COSTAS A TUA CAPA. A sequência normal das frases seria: Ata as tuas alparcas, lança às costas a tua capa e cinge-te, porque o cinto, normalmente ficava por cima da capa grossa de proteção. A presença desta capa ali na prisão de Pedro era muito importante, porque naquela região, principalmente a noite era muito frio, e os presos muitas vezes morriam de frio. Mas acima de tudo, o anjo disse a Pedro que a noite lá fora da prisão estava fria e que ele iria precisar de sua capa de viagem.

E SEGUE-ME. Haviam muitos obstáculos para que Pedro viesse a seguir aquele anjo que lhe falava tantas palavras de esperança. Esta mensagem da parte do daquele ser celestial soou nos ouvidos de Pedro como a derribada de todos os empecilhos, e a liberdade daquela prisão mórbida e da morte do dia seguinte. Seguir ao poderoso anjo da parte de Deus para Pedro era a abertura de novos horizontes para sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...