quarta-feira, 8 de junho de 2016

1 João 4:11-12

1 João 4:11-12 - Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
AMADOS, SE DEUS ASSIM NOS AMOU. Mais uma vez, o apóstolo demonstra o seu carinho e afeto pelos seus leitores, e confirma o quanto ele era amoroso no trato com a igreja de Cristo, aliais, por causa desta sua forma amorosa de tratar os seguidores de Cristo foi que se tornou uma tradição no cristianismo, a tese que João era o apóstolo do amor. O amor de Deus pela igreja de Cristo foi demonstrado, quando ele enviou o seu unigênito Filho para servir de propiciação pelos nossos pecados fazendo a reconciliação.

TAMBÉM NÓS DEVEMOS. Deus enviou o seu Messias, e ele era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, ou ainda Deus conosco, tudo isso para manifestar o seu grande amor pelo seu povo, que hoje é a igreja de Cristo, e isso é confirmado quando se diz: Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Cristo nos mostrou o exemplo, como o grande Mestre, mas agora, ele esperava, e o escritor expressa justamente isso, que os seus seguidores fizessem o mesmo.

AMAR UNS AOS OUTROS. Desde o tempo da legislação de Moisés, que esta regra já era indispensável para quem desejasse fazer parte do judaísmo. No cristianismo, esse passou a ser um legado, de todos aqueles que viessem a confessar o nome de Cristo, isso porque, foi o próprio Senhor Jesus quem estabeleceu como regra áurea. Primeiro, é amar a Deus acima de qualquer coisa, depois, disse Jesus: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos, depende a lei de Cristo. A vida e o ministério de Cristo foram efetivamente baseados nestes dois mandamentos, com a prática do amor.

NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS. Essa era uma tradição que se transformou em uma cultura religiosa para o povo judeu. Havia este conceito dentro da teologia do judaísmo, de que ninguém era digno de ver a Deus e ficar vivo. Pois bem, a prática da verdadeira religião, não é pelo que se ver, mais sim, pelo que se crer, porque o justo viverá pela fé, e não pelo que se ver. O homem é fraco, frágil e pequeno, Deus é poderoso, santo e grande, portanto, o homem não possui nesta dimensão de vida condições de ver a Deus.

SE NÓS AMARMOS UNS AOS OUTROS. O conselho do escritor é de que os seus leitores fossem praticantes da lei de Cristo. O tempo era de guerra e perseguições contra os seguidores do reino dos céus, e com isso, se fazia mais que necessário à prática do amor fraternal. Ajudar uns aos outros em demonstração de amor era uma questão de sobrevivência, principalmente, para aqueles que estavam sendo perseguidos.

DEUS ESTÁ EM NÓS, E EM NÓS É PERFEITO O SEU AMOR. O que foi declarado antes, de que, na conjuntura atual, o homem não tem os meios e as condições de ver a Deus em sua essência de glória. Porem, de forma espiritual, Deus está dentro e na vida de cada um daqueles que vivem o verdadeiro cristianismo, praticando o amor fraternal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...