terça-feira, 7 de junho de 2016

1 João 4:3

1 João 4:3 - E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
E TODO ESPÍRITO. A palavra “espírito”, neste caso, se inicia com letra minúscula, porque não se refere ao Espírito Santo de Deus, mais sim, ao espírito humano, ou também pode se referir aos espíritos das trevas, que são os anjos caídos, o diabo com os seus demônios. Como o tema abordado neste contexto é a questão da profecia e dos profetas que as proferem, o autor esta querendo alertar para os seus leitores que, tivessem cuidado, porque os espíritos malignos podiam estar agindo, até mesmo dentro da igreja.

QUE NÃO CONFESSA. A igreja primitiva teve que enfrentar dois perigosos tipos de ataques. Um deles eram os confrontos por meio das perseguições sociais e o segundo eram os ataques ideológicos, por meio das heresias filosóficas. Os falsos mestres gnósticos tentavam a todo custo confundir os cristãos, por meio de suas filosofias sofistas, que o Cristo de Deus não estava na pessoa de Jesus de Nazaré, ou seja, eles tentavam negar que o Verbo de Deus, não havia encarnado, como sendo o Emanuel.

QUE JESUS CRISTO VEIO EM CARNE. De acordo com as profecias messiânicas e ainda de conformidade com as tradições religiosas dos judeus, o Messias, que haveria de vir, como sendo o ungido de Deus ou o enviado de Deus, além de ser um homem, também seria divino, porque seria Filho de Deus. De maneira que, o gnosticismo buscava negar a natureza divina de Jesus, afirmando que ele era apenas mais um profeta de Deus, e que ele não seria de fato e de verdade o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens.

NÃO É DE DEUS. O apóstolo estava sendo direto e categórico em declarar aos seus leitores que, os falsos mestres gnósticos não eram pessoas de Deus, nem tão pouco estavam sendo usados pelo Espírito de Deus. Mas eles estavam sim, sendo usados pelos demônios para tentarem negar a natureza divina de Jesus. Ele que era na realidade o Messias de Deus, o Emanuel e o Cristo de Deus, na pessoa bendita de Jesus de Nazaré. Os mestres gnósticos estavam a serviço do diabo para tentarem prejudicar a igreja remida.

MAS ESTE É O ESPÍRITO DO ANTICRISTO. O anticristo será uma personagem maléfica, que surgirá nos fins dos tempos segundo a eficácia de satanás, também chamado o homem do pecado. No entanto, não o próprio anticristo, mas alguns que sendo dominados pelos mesmos sentimentos, do futuro inimigo de Cristo, já agiam no período da igreja primitiva. O diabo agia naquela época, assim como agirá no tempo do anticristo.

DO QUE JÁ OUVISTES QUE HÁ DE VIR. Os principais líderes do cristianismo, desde os começos da igreja, que vinham alertando aos seguidores do reino de Deus, sobre o surgimento de falsos mestres e também falsos profetas, com metas de tentarem prejudicar o bom andamento da obra de Deus, com o desenvolvimento do cristianismo em todo o mundo.

E EIS QUE JÁ ESTÁ NO MUNDO. Estes inimigos e opositores do evangelho de Cristo já circulavam livremente entre o povo de Deus. Era perceptível a infiltração dos falsos profetas e mestres, que com suas filosofias heréticas tentavam prejudicar a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...