quarta-feira, 8 de junho de 2016

1 João 4:13

1 João 4:13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
NISTO. O apóstolo vinha escrevendo sobre o fato de que, o nosso Deus nos ama de maneira grandiosa, e disto deu prova, quando enviou seu unigênito Filho como propiciação pelos nossos pecados, até porque ele mesmo buscou essa reconciliação. Como também, o autor vinha ensinado sobre a necessidade da prática do amor fraternal por todos os seguidores de Cristo, até porque, esse amor fraternal no meio do povo de Deus era uma necessidade indispensável, por conta das perseguições daquela época.

CONHECEMOS. No tempo em que esta carta foi escrita, o conhecimento era algo exaltado, em muitos casos, até mesmo acima dos seres humanos pelos gnósticos, porque para os falsos mestres do gnosticismo, o conhecimento e a sabedoria humana era o mais importante desta vida. Todavia, para os líderes do cristianismo, o verdadeiro conhecimento é aquele que procede do Espírito Santo de Deus, ele que é a fonte de toda a revelação divina. Portanto, os leitores de João já possuíam o verdadeiro conhecimento.

QUE ESTAMOS. O Novo Testamento faz uma chamada geral, a fim de que, todos os homens venham a estar ligados a Cristo. No que diz respeito a igreja do Senhor Jesus, o próprio Cristo de Deus nos deixou a seguinte lição: João 15:4-5 - 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

NELE. Está em Cristo é viver imitando o seu exemplo e testemunho, é andar assim como ele andou, e ter de fato e na verdade a mente de Cristo, e pensar como ele pensa. O homem natural não está em Cristo, isso porque os incrédulos só vivem para as coisas desta vida, os ateus são materialistas, e com isso só dão valor às coisas terrenas. Porem, os que nasceram de novo pelo poder do evangelho, vivem com Cristo e para Cristo, porque foram transformados em novas criaturas, pelo poder regenerador do evangelho.

E ELE EM NÓS. O autor está escrevendo sobre Deus e Cristo na vida dos seguidores do cristianismo. Quando Cristo está na vida de uma pessoa é perceptível as características do Filho de Deus no modo de viver de tal pessoal, porque Cristo passa a reinar sobre o vida do seu servo. Cristo está em nós, por meio do seu Santo Espírito, que passa a habitar permanentemente em nossos corações, como sendo o nosso guia, sempre.

POIS QUE NOS DEU. A presença do Espírito de Cristo na vida dos seguidores do reino dos céus é um presente especial da parte do Criador, na vida dos seus filhos. Cristo falou, quando ainda estava com os seus discípulos: É necessário que eu vá, e quando eu for, rogarei ao Pai, que vos envie o Espírito Santo, para que esteja sempre convosco. A presença do Espírito de Cristo para a igreja passou a ser fundamental para o cristianismo.

DO SEU ESPÍRITO. A palavra “Espírito” dentro do texto começa com letra maiúscula, porque se refere ao Espírito Santo de Deus, ele que é chamado de Consolador e também Paráclito. O Espírito de Deus foi uma promessa do Senhor para a igreja remida de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...