quinta-feira, 9 de junho de 2016

1 João 4:18-19

1 João 4:18-19 - No amor não há temor, antes, o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
NO AMOR NÃO HÁ TEMOR. Certamente, o autor se refere ao amor de Deus pelos seus filhos, bem como o nosso amor para com Deus e para com o nosso próximo. Os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, bem como os líderes das falsas religiões pagãs, tentavam intimidarem os seguidores de Cristo, de que eles estavam errados em confessarem a Cristo Jesus, como sendo o Messias de Deus ou o Cristo. O apóstolo busca tranquilizar seus leitores de que, o amor de Deus por nós e o nosso por Deus é seguro.

ANTES, O PERFEITO AMOR. Este amor é justamente, o amor de Deus pelos remidos de Cristo, e isso foi demonstrado quando o Senhor Deus deu seu unigênito Filho para salvar a igreja remida. Ao mesmo tempo em que, o escritor estimula aos seus leitores a que amem ao Senhor Jesus de forma perfeita, e que também, o amor fraternal entre os seguidores do cristianismo seja praticado de forma permanente, como manda o Senhor Jesus Cristo, e que faz parte da nova legislação do novo pacto, conforme o evangelho.

LANÇA FORA O TEMOR. O que o apóstolo tenta escrever para os seus leitores é de que: Deus nos ama de verdade e por conta deste infinito amor do Pai para conosco, temos segurança de que, todas as promessas do Senhor se cumprirão na vida dos servos de Cristo. Se nós amarmos a Deus, assim como Cristo ensinou e praticarmos o amor fraternal, conforme a legislação do evangelho das boas novas, então, vamos herdar a salvação e vida eterna. Desta forma, basta seguir a direção orientadora do evangelho.

PORQUE O TEMOR TEM CONSIGO A PENA. O apóstolo se refere ao medo, que os falsos mestres gnósticos e principalmente os judaizantes tentavam implantar no coração dos novos convertidos e dos cristãos relapsos. Os opositores do cristianismo, procuravam transtornar a mente dos cristãos menos esclarecidos de que, o evangelho não era seguro, e que os seguidores do Senhor Jesus corriam o risco de sofrerem no destino eterno, e isso faziam, negando de que Jesus não era o Messias, nem suas promessas eram válidas.

E O QUE TEME NÃO É PERFEITO EM AMOR. Se os leitores de João fossem dar lugar ao medo que os inimigos do evangelho buscavam colocar na mente dos menos desavisados, não amariam a Deus acima de qualquer coisa, não acreditariam no grande amor que Deus tem pela igreja de Cristo, nem muito menos seriam praticantes do amor fraternal, ensinado e ordenado por Cristo Jesus, ele que implantou a nova dispensação da graça.

NÓS O AMAMOS A ELE. Agora, o autor se dirige aqueles que verdadeiramente acreditavam em Jesus, como sendo o Messias, e que também estavam esperando o cumprimento de suas promessas. Inclusive, ele mesmo se inclui, entre estes que buscavam dedicar todo o seu amor para com o Deus único e verdadeiro, o Deus de amor.

PORQUE ELE NOS AMOU PRIMEIRO. Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro. Essa é uma das frases mais linda dentro da mensagem do evangelho das boas novas. O amor incondicional de Deus pela igreja remida de Cristo é algo belíssimo, perfeito e grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...