terça-feira, 28 de junho de 2016

1 João 5:5

1 João 5:5 - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
QUEM É. Os Incrédulos já estão vencidos pelo mundanismo, isso porque vivem para os prazeres carnais. Os ateus também já foram vencidos pelas coisas materiais, isso porque só creem no que podem ter contatos com os sentidos físicos. Os rebeldes também já foram vencidos pela desobediência aos mandamentos de Deus. Todavia, aqueles que nasceram de novo pelo poder do Espírito Santo, estes sim, já venderam o mundo, quando buscam fazer a vontade de Deus, e com isso, vivem para o reino de Cristo Jesus.

QUE VENCE. Vencer o mundo é dizer não a tudo que o mundo oferece, bem como renunciar a si mesmo. A partir do momento em que o homem faz sua aliança de fidelidade com Deus, aceitando a Cristo como Senhor e Salvador, esse tal, entra em uma batalha com o mundanismo e consigo mesmo. E lutar com o mundo é ter que viver na terra, mas como se fosse um peregrino no mundo, é lutar contra a si mesmo é renunciar as concupiscências carnais, e os desejos pessoais. Enquanto na terra, a luta continua.

O MUNDO. Quem é que vence o mundo? O mundo, neste caso, não diz respeito ao cosmo, mais sim, a todos os sistemas materialistas que há na terra, e que contrariam aos planos de Deus, no que tange ao homem. Com a queda do diabo e os seus demônios, e posteriormente da raça humana, muitas coisas mudaram no que diz respeito ao comportamento da criação para com o Criador. O mundo é o mal e as trevas do pecado.

SENÃO AQUELE. O escritor se reporta, sobre todos aqueles que romperam com o mundanismo, que são as coisas materiais e todos os sistemas terrenos, que vão na contra mão da vontade de Deus. Estes são aqueles que optaram em amar a Deus acima de qualquer coisa, e que buscam o reino de Cristo em primeiro lugar, bem como as coisas que são de cima, como prioridade. Estes são todos que nasceram de nova em Cristo.

QUE CRER. Este “crer” destacado neste texto, escrito pelo apóstolo João, não é a mesma coisa que, as implicações teológicas discutidas com os seguidores e defensores do judaísmo. Os judeus, não creram em Jesus, como sendo “o Filho de Deus”, porque para eles, o Filho de Deus, era o Messias de Deus, o Emanuel. Mas, para os cristãos, crer em Jesus, como sendo o Filho de Deus, era aceita-lo como Senhor e Salvador.

QUE JESUS. O nome “Jesus” significa: Aquele que veio salvar o seu povo, conforme (Mateus 1:21). Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, e nos ensina sobre a encarnação do Verbo de Deus. Ele também ficou sendo conhecido como sendo, Jesus de Nazaré. Os falsos mestres gnósticos, afirmavam que, Jesus era apenas mais um aeon, ou seja, apenas mais uma manifestação de um ser espiritual, tal como um simples anjo.

É O FILHO DE DEUS? Os profetas messiânicos, o próprio Jesus e os seus apóstolos e líderes da igreja primitiva, pregavam e defendiam de que, Jesus de Nazaré, era o Filho de Deus em pessoa, e com isso, confessavam de que Jesus era de fato e em verdade o Messias prometido por Deus, o mesmo Emanuel, ou seja, Deus conosco ou Deus entre os homens. Estas realidades revolucionaram a história religiosa da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...