terça-feira, 28 de junho de 2016

1 João 5:4

1 João 5:4 - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
PORQUE TODO QUE É. Os ímpios, que vivem na prática da maldade, e que tudo fazem para tirarem proveito em todas as situações. Os incrédulos, que só acreditam nas coisas desta vida. Os homens naturais, que buscam fazer os desejos da carne, não são nascidos de Deus e, portanto, não são filhos de Deus. Mas, os que buscam o reino de Deus em primeiro lugar, e as coisas que são de cima, como prioridade é sobre estes que se reporta o nosso escritor. A mudança de vida é quem diz a verdade sobre estes.

NASCIDO DE DEUS. Quem são estes que são nascidos de Deus? Este mesmo escritor explica em seu evangelho que, os nascidos de Deus são aqueles que aceitam a Cristo, como Senhor e Salvador. João 1:11-13 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Estes são os que nasceram de novo.

VENCE O MUNDO. A grande maioria dos seres humanos, já foram vencidos pelo mundanismo, até porque quase todas as pessoas são programadas desde a mais tenra idade, que todos devem viver conforme os padrões desta vida terrena. Porem, tem um povo separado, que não vive conforme os padrões do mundo, que são justamente aqueles que romperam com o sistema deste mundo enganador, porque optaram em fazer a vontade de Deus, e todos estes renunciam a si mesmo e tudo que há no mundo.

E ESTA É A VITÓRIA. Para os homens terremos e materialistas, ter vitória é ser bem sucedido nas coisas desta vida. Para os ímpios, ter vitória é vencer os seus inimigos, nem que para isso, tenha que prejudicar o seu semelhante. No entanto, para os que são nascidos de Deus, ter vitória é viver na luz, vencendo as trevas do pecado e da carnalidade desenfreada. A vitória do povo de Deus é ter os dons espirituais e as dádivas que vem do alto. E acima de tudo, ter a esperança e a promessa de vida eterna.

QUE VENCE. Vencer o mundo e tudo que nele há, não será possível com as armas terrenas, nem com as forças humanas, nem muito menos com a inteligência do homem. Pois isso só será possível por meio da fé, em pleno exercício de confiança absoluta em Deus. Vencer o mundo é justamente romper definitivamente com o sistema mundano, em que as pessoas são levadas a serem enganadas com as coisas desta vida terrena.

O MUNDO. O autor não está se referindo ao Cosmo com seu imenso sistema de planetas, cometas, asteroides, galáxias e sistemas solares. O apóstolo está escrevendo sobre tudo que envolve o ser humano, em suas atividades do dia a dia. Os demônios estão em todas as partes deste planeta chamado Terra, buscando de todas as formas influenciarem os homens a se rebelarem contra Deus e os seus mandamentos.

A NOSSA FÉ. Portanto, para vencer o mundo, e tudo que nele há, e que influencia negativamente o homem contra o Criador. Somente pelo exercício da fé genuína em Cristo Jesus, e em tudo aquilo que faz parte da nova aliança de Deus com a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...