terça-feira, 28 de junho de 2016

1 João 5:2

1 João 5:2 - Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
E NISSO CONHECEMOS. Neste ponto, o autor se refere ao segundo mandamento da legislação de Cristo, conforme Marcos 12:31 – E amarás ao teu próximo como a si mesmo. A prática do amor fraternal, no período da igreja primitiva, era uma prova indispensável para confirmar que alguém realmente havia se convertido. O Senhor Jesus deu prova e exemplo de que é importante, dentro do plano de Deus, os servos do Senhor, amarem uns aos outros. A união do povo de Deus é que faz a diferença no mundo, uma vez que, a igreja amada de Cristo, representa o reino da paz e da reconciliação.

OS FILHOS DE DEUS. Todos são criaturas de Deus, mas, nem todos são filhos de Deus. De conformidade com a nova dispensação da graça, com a igreja remida de Cristo, os filhos de Deus, são aqueles que aceitam a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador (João 1:10-13). Bem como todos aqueles que são guiados pelo Espírito Santo do Senhor (Romanos 8:14). O evangelho de Cristo nos ensina de que, existem os filhos do mundo, que são aqueles que vivem para as coisas terrenas. E também existem os filhos da perdição eterna, que são aqueles que dão as costas para o Filho de Deus, Jesus Cristo, por meio da rebelião.

QUANDO AMAMOS. Novamente, o escritor se reporta sobre o primeiro mandamento da legislação de Cristo, que recomenda que, devemos amar ao Senhor acima de qualquer coisa (Marcos 12:30). Por que devemos amar a Deus mais que qualquer coisa? porque ele nos amou primeiro. Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amou para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. De forma que, também precisamos dar provas de que, amamos a Deus, quando aceitamos a Cristo como Senhor.

A DEUS. Os Judeus, sempre se gabaram de terem o Deus único e verdadeiro como Senhor, seguindo assim as regras do monoteísmo, com a crença em uma única divindade, o Criador de todas as Coisas. O cristianismo, seguiu este mesmo pensamento teológico, adorando ao único Deus verdadeiro, em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. Diferente do paganismo, com seu panteão de divindades, seguindo o politeísmo, e a idolatria. Neste caso, os judeus acusavam ao cristãos de idolatria, isso porque não aceitaram a Jesus de Nazaré, como sendo o Emanuel de Deus, ou seja, Deus conosco.

E GUARDAMOS. O judaísmo, tinha a sua legislação muito bem elaborada pelo grande legislador de Israel, que foi Moisés, ele que foi um homem, que tinha conhecimento de todas as ciências do Egito. O evangelho, também tem a sua legislação, que é o Novo Testamento, contendo os ensinos de Cristo para a sua igreja remida. Como a dispensação da graça se baseia no amor a Deus e na prática do amor fraternal, o apóstolo estava provando que os cristãos estavam certos, porque faziam a vontade de Deus.

OS SEUS MANDAMENTOS. Antes mesmo da vinda do Messias de Deus, muitos profetas da antiga dispensação vaticinaram a respeito de uma nova dispensação da graça, não baseada em um elaborado código de lei, mas sim, na dimensão do Espírito do Senhor. Assim sendo, quem segue os ensinos de Cristo, pelo evangelho das boas novas, está de fato guardando os mandamentos de Deus, amando ao Senhor e também ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...