terça-feira, 7 de junho de 2016

1 João 4:9

1 João 4:9 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
NISTO SE MANIFESTOU O AMOR. Desde o princípio, quando a raça humana caiu no pecado, pela desobediência do ser humano, que o Criador buscava beneficiar o homem com a manifestação permanente do seu imenso amor. As profecias messiânicas estavam dentro deste contexto, no sentido de por meio do Messias, o Senhor Deus de Israel, ajudar a humanidade com sua benevolência. A chegada do Emanuel de Deus foi justamente, Deus entre os homens, demonstrando o seu ilimitado amor pela igreja.

DE DEUS. Quando Deus enviou o seu Messias, ele assim o estava fazendo em demonstração do seu grande amor. Jesus, não era apenas a manifestação de mais um profeta sobre a terra, ele veio enviado por Deus, com a missão importantíssima de efetuar a redenção da humanidade. Deus estava em Cristo, realizando a reconciliação do homem consigo mesmo, e isso por meio da propiciação dos nossos pecados, ou seja, o sacrifício de amor prodigalizado pelo Cristo de Deus resolveu o problema da inimizade.

PARA CONOSCO. A grande beneficiária da obra redentora feita pelo Messias de Deus foi à igreja que ele comprou para si mesmo, com o seu perfeito sacrifício de amor. O escritor, por fazer parte da igreja remida de Cristo, se inclui como alguém que sabe a importância do amor de Deus pelo novo Israel, a igreja. Com a implantação da nova dispensação da graça, a salvação passou a ser estendida para todas as nações do mundo, e com isso, fica claro que, o amor de Deus não tem limites, ele atinge beneficamente a todos.

QUE DEUS. Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo. Tudo partiu do próprio Deus, que não desistiu das suas criaturas, mas em sua mais forte demonstração de amor, manifestou sua bondade e perdão a todos. O próprio Deus, por meio do Emanuel, estava entre os homens, abraçando os pecadores e oferecendo o seu perdão.É por isso que o evangelho defende que, Jesus foi a mais perfeita epifania ou manifestação de Deus entre os homens, porque os resultados foram benéficos a todos.

ENVIOU. Durante à velhas dispensação o Senhor sempre interveio na história da humanidade por meio dos homens e também por meio dos seus anjos, bem como por meio da própria criação. Todavia, para implantar uma nova dispensação, Deus se utilizou do seu próprio Filho Jesus como instrumento de sua intervenção. A missão redentora do Messias de Deus foi um empreendimento de Deus para o bem de todos.

SEU FILHO UNIGÊNITO. Mesmo antes da vinda do Emanuel de Deus, o Cristo já era esperado como sendo o Filho especial, que Deus enviaria para representa-lo aqui na terra. Já o Novo Testamento trata de maneira vasta sobre este assunto, com muitas referências. Quanto ao Filho unigênito, todos nós somos filhos por adoção, diz o evangelho, mas Jesus é Filho único, porque foi gerado pelo Espírito Santo de Deus.

PARA QUE POR ELE VIVAMOS. A desobediência, a rebelião e o pecado, tem como consequência a morte de todos. A humanidade estava sentenciada a condenação. No entanto, Deus enviou seu Filho Jesus para dar vida e vida com abundancia ao seu povo. Cristo é a ressurreição e a vida, como também é por ele que vamos desfrutar a vida eterna, vida feliz, vida abundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...