quinta-feira, 9 de junho de 2016

1 João 4:20

1 João 4:20 - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
SE ALGUÉM DIZ. É bem provável que, João estava se referindo aos opositores do evangelho de Cristo. Os judaizantes, que lutavam contra o cristianismo, em defesa do judaísmo. Os falsos mestres gnósticos, que exaltavam suas filosofias sufistas do conhecimento, em detrimento da simplicidade do evangelho. Bem como aos falsos líderes das seitas heréticas, que defendiam as religiões naturais, ou seja, cada nação e ou cidade antiga tinham suas próprias religiões, estes viam o cristianismo como ameaça.

EU AMO A DEUS. Os judaizantes, de forma veemente sustentavam e defendiam de que somente os israelitas eram os verdadeiros representantes de Deus, porque eles amavam a Deus, mais de que qualquer nação do mundo. Os gnósticos, também se utilizavam do argumento de que, eles eram os detentores do conhecimento macro das coisas, porque, por meio dos seus asceticismos, tinham comunhão com o amor de Deus. Já os líderes das falsas religiões do paganismo, diziam amar a Deus, por meio do politeísmo panteísta.

E ODEIA SEU IRMÃO. No entanto, os judeus provavam o contrário daquilo que diziam, quando mataram de maneira injusta o Messias de Deus, Jesus de Nazaré, e perseguiam os seguidores do Senhor Jesus. Os gnósticos se infiltravam no meio dos cristãos para tentarem tirar os servos de Cristo dos caminhos do evangelho. Já os líderes das religiões pagãs, perseguiam os cristãos, por intenderem que o cristianismo era uma ameaça às religiões oficiais dos países e de cada cidade. Todos estes perseguiam os cristãos.

É MENTIROSO. Qualquer um que, mesmo sendo um religioso, que com palavras diz que ama a Deus, mas que, na prática e no dia a dia, odeia o seu próximo é na verdade um mentiroso. Os inimigos do evangelho das boas novas, que investiam pesado contra o desenvolvimento do cristianismo na terra, agiam influenciados pelo engano e pela mentira, porque suas ideologias e motivações eram maléficas. Mas, os líderes do cristianismo eram verdadeiros, porque estavam de acordo com o projeto de Deus.

POIS QUEM NÃO AMA SEU IRMÃO, AO QUAL VIU. Há quem diga que, o apóstolo esteja apontando em direção aos judeus, que se consideravam todos irmãos, mas que quando o Senhor Jesus, que também era um israelita, apareceu, eles o odiaram com tal veemência, ao ponto de o matarem. Mas, em se tratando, em termos gerais, era o que acontecia contra os representantes de Cristo também, por parte dos inimigos do cristianismo.

COMO PODE AMAR A DEUS. Quem não tem a capacidade de fazer o bem ao seu semelhante, que pode ver, ouvir e dar um abraço, como pode amar a um Deus que é invisível. O escritor é bem prático em sua exortação, e sincero também, no sentido de abrir o entendimento dos seus leitores, a fim de os livrarem da hipocrisia religiosa.

QUE NÃO VIU? Desde os tempos mais antigos da história de Israel, que a cultura religiosa dos judeus defendia a tese de que o homem, não pode ver a Deus e ficar vivo. Esse pensamento ensinava sobre a grandeza de Deus e a pequenez do ser humano. O Novo Testamento flexibiliza este conceito, quando Deus se deu a conhecer por meio de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...