terça-feira, 7 de junho de 2016

1 João 4:7-8

1 João 4:7-8 - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
AMADOS, AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS. Mais uma vez, o apóstolo João trata seus leitores de forma carinhosa, demonstrando assim sua marca, como sendo o apóstolo do amor, e isso se tornou uma tradição para o cristianismo. Temos a nossa frente uma seção desta carta, dedicada exclusivamente ao amor fraternal, trazendo assim a tona de que, este mandamento da parte de Cristo era levado a sério pela igreja primitiva, e os líderes do cristianismo procuravam ensinar a igreja na prática, o que era o amor fraternal.

PORQUE O AMOR É DE DEUS. Em muitas referências bíblicas nós encontramos todos os indicativos de que o amor procede de Deus. A igreja do primeiro século da era cristã vinha passando por momento de muitas dificuldades para se estabelecer na terra, isso por conta das perseguições impetradas pelos inimigos do cristianismo. Portanto, se fazia mais que necessário a pratica do amor fraternal, entre todos os seguidores do reino de Deus, no sentido de que, uns ajudassem aos outros por meio do amor cristão.

E QUALQUER QUE AMA É NASCIDO DE DEUS. Vários eram os testes utilizados pelos líderes do cristianismo, em seus começos, como prova de que efetivamente alguém havia se convertido ao reino de Cristo, e uma delas era justamente a prática do amor fraternal. Ser alguém “nascido de Deus”, conforme as doutrinas do evangelho da verdade, é justamente nascer de novo, pelo Espírito Santo de Deus (João 3:3,5), se tornando uma nova criatura em Cristo Jesus (2 Coríntios 5:17), isto é nascer de cima.

E CONHECE A DEUS. O Criador de todas as coisas, tem se dado a conhecer aos homens de todas as formas, seja por meio das coisas criadas, dos seus atos e ações, seja por meio da sua palavra. Mas, a mais clara e nítida revelação da pessoa do Pai foi feita justamente pela pessoa bendita do seu Filho, Cristo Jesus nosso Senhor. De forma que, quem conhece a Deus, sabe que, a manifestação do Cristo na terra foi à prova maior do grande amor de Deus (João 3:16). Portanto, foi Cristo quem deixou o mandamento do amor.

AQUELE QUE NÃO AMA. A assertiva é de que, João aponta sua artilharia sobre aqueles que se diziam servos de Deus, mas que estavam infiltrados no meio da comunidade cristã, somente para tentarem confundir a fé dos servos de Cristo. Porem, eles não amavam a Deus, isso porque, não praticavam o amor fraternal para com o seu próximo.

NÃO CONHECE A DEUS. Os opositores do cristianismo não amavam, nem conheciam a Deus. Se conhecessem a Deus, aceitavam os planos de Deus no que diz respeito à nova dispensação da graça. Se conhecessem e amassem a Deus, não estavam perseguindo os líderes da igreja de Cristo, eles que estavam semeando o amor de Deus no mundo.

PORQUE DEUS É AMOR. Tudo de benéfico que o Criador fez, faz e ainda há de fazer, sempre foi como demonstração do seu grande amor para com a humanidade e com a sua criação. E este infinito amor de Deus foi evidenciado, quando ele enviou seu Filho Jesus para reconciliar o homem com Deus, mediante a propiciação pelos pecados de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...