terça-feira, 7 de junho de 2016

1 João 4:10

1 João 4:10 - Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
NISTO ESTÁ O AMOR. Já no processo da queda, lá no Jardim do Éden, quando Adão e Eva desobedeceram ao mandamento de Deus, o Criador, por amor as suas criaturas prometeu enviar a solução para o problema do pecado e suas consequências. A vinda do Messias de Deus foi justamente para desfazer as obras do diabo, que teve sua influência direta na queda da raça humano, e que durante toda a história da humanidade interveio com suas interferências maléficas para prejudicar aos homens.

NÃO EM QUE NÓS TENHAMOS AMADO A DEUS. Os efeitos da prática do pecado criaram no homem mecanismos de rebelião e apostasia, o mesmo que ocorreu com o diabo e os seus demônios. De forma que, antes da vinda de Cristo, o que predominava na alma do homem era a desobediência contra Deus, por isso que a raça humana estava completamente alienada do seu Criador. O homem natural, o ateu, o incrédulo não ama a Deus, pelo contrário, estes, aborrecem ao Criador por meio de seus atos e obras.

MAS EM QUE ELE. A iniciativa partiu de Deus, que por amor infinito, tomou a decisão de resgatar a humanidade por meio do seu Filho Jesus. A vinda de Cristo como Redentor da sua igreja amada teve uma importância profunda, não somente para a igreja, mas também para toda a Criação e o mundo. Deus não suportava mais tanta ingratidão e rebeldia da parte dos homens, ele estava no limite, ou destruía tudo, ou salvava tudo pela propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo nosso Senhor.

NOS AMOU A NÓS. O mesmo autor diz em outros trechos de sua carta, “nós o amamos, porque que o Senhor nos amou primeiro” (1 João 4:19). Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. O amor de Deus também está destacado por João em seu evangelho em João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu o seu unigênito Filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna.

E ENVIOU SEU FILHO. Essa colocação feita pelo apóstolo, fala sobre o envio do Messias de Deus, como sendo o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, e ainda Deus conosco. Jesus de Nazaré era o Cristo de Deus, tão esperando por Israel, porque era o enviado de Deus Pai (infelizmente, Israel não o recebeu), que veio cumprir sua missão redentora em prol de sua igreja, que ele comprou com seu sacrifício de amor.

PARA PROPICIAÇÃO. Na verdade, quando Cristo veio ao mundo, havia uma inimizade entre Deus e os homens, o que provocava a ira do Senhor contra a humanidade. No entanto, Deus enviou seu Filho Jesus para realizar a propiciação em prol da criação, e com isso aplacou o furor de Deus contra os homens, e tem tudo a ver com a expiação.

PELOS NOSSOS PECADOS. O que provocava a ira de Deus contra os filhos dos homens era justamente o pecado. Desde a queda da raça humana, que a desobediência dos seres humanos contra os mandamentos de Deus, criava um efeito cumulativo do furor de Deus. Mas, para resolver o problema, Cristo veio e efetuou a propiciação pelos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...