terça-feira, 7 de junho de 2016

1 João 4:4-5

1 João 4:4-5 - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
FILHINHOS, SOIS DE DEUS. Em muitas vezes, o apóstolos trata com carinho os seus leitores, como se fossem todos seus filhos mesmos, e em parte, alguns comentaristas do Novo Testamento concordam de que, eles fossem realmente filhos na fé de João. O autor faz neste texto uma declaração que produz segurança para os seus leitores, porque procura transmitir confiança a todos eles, no sentido de que continuassem firmes nos caminhos do evangelho, uma vez que, eles tinham um dono que é Deus.

E JÁ OS TENDES VENCIDO. Vencido a que? Vencido ao diabo como os seus demônios, vencido ao mundo com seus atrativos, vencido a carne com suas concupiscências, vencido as tentações e tudo que os arrastavam para baixo! E quando venceram? Quando do exercício da fé, se arrependeram dos seus maus caminhos, passaram a ser novas criaturas, por terem nascido de novo, com a regeneração espiritual, quando foram transformados em filhos de Deus! Não iam vencer ainda, porque já haviam vencido.

PORQUE MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS. Quem era que estava nos leitores de João? Conforme o evangelho da graça, era o Espírito Santo de Deus, o próprio evangelho da verdade, com o seu poder transformador e a semente ou unção, da qual fala este mesmo escritor em uma outra referência! A grandeza do Espírito Santo na vida de um servo de Cristo é o suficiente para que este vença todas as forças contrárias, inclusive o diabo com os seus demônios, o mundo e tudo que nele há, bem como os desejos da carne.

DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO. Quem é que está no mundo, sobre o qual se refere o autor? Certamente, João se refere ao diabo com os seus demônios, é tanto que, a palavra de Deus afirma que o mundo está no maligno! Efetivamente, percebe-se que tudo que há neste mundo enganador contribui para que as pessoas não cumpram a vontade de Deus. O império das trevas faz de tudo para tirar as pessoas do plano de Deus.

DO MUNDO SÃO. O diabo com os seus demônios foram lançados dos céus para as trevas, e estão espalhados sobre este mundo, para por meio de suas influências interferir nas vidas das pessoas negativamente. Estes agentes do mal se utilizam das pessoas, sobre as quais eles têm acesso, para por meio de suas interferências manipular as pessoas. Os falsos profetas e mestres do paganismo estavam a serviço do diabo.

POR ISSO FALAM DO MUNDO. Os judaizantes, os falsos mestres gnósticos e os agentes das seitas heréticas que tentavam atrapalhar a vida dos seguidores de Cristo, na época da igreja primitiva, eram todos mundanos e que estavam sendo usados pelo diabo e os seus demônios para semearem suas heresias, contra as boas novas e as verdades do evangelho. Os representantes de Deus falavam as coisas de Deus e dos céus.

E O MUNDO OS OUVE. Já os instrumentos do império das trevas falavam das coisas terrenas, porque eles eram mundanos. E quem também era materialista e só pensava nas coisas desta vida, estava disposto a ouvir os falsos mestres das filosofias do engano. O homem natural só valoriza as coisas desta vida e deste mundo enganador, por isso que, quem fala a verdade é rejeitado, mas quem fala mentiras e enganos é bem quisto perante a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...