terça-feira, 28 de junho de 2016

1 João 5:3

1 João 5:3 - Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
PORQUE ESTE É O AMOR DE DEUS. Este amor pode ser visto em mão dupla, em que Deus deu todas as provas do seu amor para conosco, quando enviou o seu Messias, para efetuar a propiciação pelos nossos pecados, e isso se tornou realidade, quando da redenção prodigalizada por Jesus Cristo. Do outro lado, o evangelho das boas novas ensina que os servos de Cristo precisam amar a Deus de todo coração, alma e espírito. Desta forma, é que a aliança entre Deus e o homem se concretiza, estabelecendo a paz.

QUE GUARDEMOS. Essa frase nos ensina sobre o compromisso dos servos de Deus em realizar a sua vontade. Os prosélitos do judaísmo viviam sob um regime religioso exigente, para os que buscavam agradar ao Criador. Com os seguidores do cristianismo não é diferente, o próprio Cristo Jesus, quando esteve entre os homens, deixou o seu evangelho das boas novas, como parâmetro da nova aliança de Deus, com a igreja.

OS SEUS MANDAMENTOS. Para o novo Israel, que é a igreja do Senhor Jesus, o Deus poderoso deixou a sua palavra, tanto o Velho, como o Novo Testamento. Na época em que o Senhor Jesus esteve entre os homens, haviam três Canons, que eram eles: O Canon da dispersão, o Canon judaico, aceito pelos escribas e fariseus e o Canon dos judeus ortodoxos, composto pelos cincos livros de Moisés. Depois veio o Novo Testamento.

E OS SEUS MANDAMENTOS NÃO SÀO PESADOS. Certamente o pensamento do apóstolo se volta para o que ele ouviu do Senhor Jesus, quando afirmou: Mateus 11:28-30 - Vinde a mim, todos vos, que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu julgo é suave e o meu fardo é leve. Quem tem o Espírito de Deus pode ser fiel.

PORQUE TODO O QUE É NASCIDO DE DEUS. Este é de fato o que o evangelho chama de novo nascimento. Tudo começa, quando a ser humano ouve a palavra de Deus, com isso ele passa a crer, esse crer, gera um verdadeiro arrependimento, que por sua vez, produz o novo nascimento, pela regeneração espiritual, onde a conclusão de tudo isso é que a pessoa passa a ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Portanto, nascido de Deus.

VENCE O MUNDO, E ESTA É A VITÓRIA. Vencer o mundo é romper com o mundanismo. Somente aqueles que nascem de novo para uma nova vida em Cristo Jesus, pelo poder da regeneração espiritual é que tem força de vencer as concupiscências da carne e a soberba da vida. E é justamente nisto que consiste a vitória dos remidos de Cristo vencendo tudo que o mundo oferece, pela renúncia, para buscar o reino de Deus em primeiro lugar.

QUE VENCE O MUNDO, A NOSSA FÉ. Esta é a fé que salva. Quando do fechamento da aliança entre o homem é Deu, o Senhor entra com o seu amor, misericórdia e perdão, enquanto que o homem entra com a sua fé. E por meio da fé, que o homem passa a exercer em Cristo, ele ganha forças para vencer as concupiscências da carne, as forças atrativas das coisas materiais e tudo que o mundo oferece, e com isso vem à vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...