terça-feira, 28 de junho de 2016

1 João 5:1

1 João 5:1 - Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
TODO AQUELE. É certo dizer que, o apóstolo se refere a todos aqueles que são nascidos de Deus, porque foram regenerados pelo poder do evangelho, mediante o convencimento do Espírito Santo, e com isso, se transformaram em novas criaturas em Cristo Jesus. Está correto quem pensa que o apóstolo está falando daqueles que amam a Deus acima de qualquer coisa e o seu próximo como assim mesmo. O escritor começa este capítulo escrevendo sobre aqueles que tinham compromisso com o reino de Deus.

QUE CRER. O crer, vem pelo ouvir, e o ouvir, a palavra de Deus. Jesus havia exercido plenamente o seu ministério de pregação do evangelho das boas novas, e tendo partido, deixou seus apóstolos e discípulos com a missão de transmitirem seus ensinos em todos os lugares do mundo e a todas as criaturas. De forma que, milhares de pessoas que haviam se convertido ao cristianismo, por terem ouvido a mensagem da cruz. Este “crer” sobre o qual escreve João, é a fé salvadora, no nome de Cristo Jesus.

QUE JESUS. Essa frase e a próxima, são esclarecedora, e nos ensinam verdades profundas do plano de Deus para a salvação do ser humano. “Jesus”, é o nome próprio do Filho de Deus, também conhecido como Jesus de Nazaré. A palavra “Jesus” quer dizer: Salvador da humanidade e é uma transliteração do nome de Josué. O nome “Jesus” se tornou o mais poderoso do mundo, e Paulo explica como isso se deu em (Filipenses 2:9-11). Este nome não foi dado por nenhum ser humano, mas sim, por Deus, por meio do seu anjo.

É O CRISTO. Todo aquele que crer que Jesus é o Cristo. Essa frase esclarece a questão dos embates, entre os judeus, os gnósticos, os líderes das religiões pagãs, contra o próprio Cristo e o cristianismo. Os judeus, não receberam a Jesus como sendo o Messias de Deus. Os gnósticos negavam de que Jesus era o Emanuel, dizendo que ele era apenas mais uma emanação de um ser espiritual, entre milhares de outros. Já as religiões pagãs, com seu politeísmo, tratava Jesus como sendo apenas mais um ídolo, como qualquer outro.

É NASCIDO DE DEUS. Quem crer que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus. João 1: 11-13 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. É a esse processo que João chama de novo nascimento no Espírito (João 3:3,5).

E TODO AQUELE QUE AMA AO QUE O GEROU. Mais uma vez, o apóstolo do amor, traz a tona o principal mandamento da legislação de Cristo. Marcos 12:30 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

TAMBÉM AMA AO QUE DELE É NASCIDO. Já este, é o segundo mandamento da legislação do Cristo de Deus. Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Se alguém quer provar de que é nascido de Deus, tem que o amar e também ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...