segunda-feira, 30 de abril de 2018

1 Coríntios 14:25

1 Coríntios 14:25 - Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
PORTANTO. No versículo anterior, Paulo vinha falando sobre a visita de algum indouto ou infiel na reunião da igreja de Cristo, e que ao participar do culto, Deus tomasse alguém em profecia para desvendar justamente algumas coisas de sua vida que supostamente ninguém sabia. Com isso, o escritor vinha exaltando o dom profético, que na opinião de Paulo era mais necessário do que o dom de línguas desconhecidas.

OS SEGREDOS DO SEU CORAÇÃO. Essa colocação feita por Paulo se refere a algo que ninguém tem conhecimento, mas que o incrédulo tem consciência que praticou e que é algo que estava oculto dos filhos dos homens, mas que Deus tem conhecimento. É provável que o apóstolo se refira ao trabalho de convencimento que o Espírito Santo faz na vida dos infiéis, conforme o evangelho de (João 16:8), por meio da profecia.

FICARÃO MANIFESTOS. Por isso que Jesus falou que, não há nada oculto, que não haja de ser manifesto, nem escondido que não haja de vir à luz. Neste caso, o visitante que ainda não é convertido tem seus segredos revelados pelo Espírito de Deus, isso por meio do dom profético. Esse é um argumento muito forte defendido por Paulo em defesa do dom profético, mostrando aos seus leitores a necessidade de se buscar mais este dom, do que o dom de línguas estranhas. O dom profético é muito importante.

E ASSIM, LANÇANDO-SE SOBRE O SEU ROSTO. Essa expressão usada pelo escritor nos ensina sobre a reação positiva do ouvinte das profecias faladas na igreja e que revela a vida e os segredos do coração dos filhos dos homens. É muito importante quando os pregadores do evangelho são usados no dom profético para semearem as boas novas do evangelho de Cristo, porque termina revelando pela palavra a vida dos ouvintes.

ADORARÁ A DEUS. O apóstolo dos gentios faz saber aos irmãos de Corinto a importância de se buscar o dom profético, porque ele além de edificar de forma marcante a igreja de Cristo, também tem uma função fundamental na evangelização dos infiéis. A igreja de hoje parece andar na contramão destes ensinos, porque os servos de Deus estão mais buscando posição, cargos e oportunidades do que os dons.

PUBLICANDO QUE DEUS. Não se sabe ao certo se Paulo está falando do mesmo momento em que o indouto ou infiel ouve a profecia, ou se o escritor esta se referindo ao que o ouvinte da profecia passa a dizer a partir daquele momento de sua vida. Seja como for, mas este é o resultado de um trabalho abençoado na igreja de Cristo, em que o Espírito Santo tem liberdade para falar por meio dos seus servos e profetas.

ESTÁ VERDADEIRAMENTE ENTRE VÓS. Percebe-se que Paulo deseja efetivamente o melhor para a igreja de Cristo em Corinto, como também ele quer que o nome de Deus seja glorificado pelo seu povo, bem como ele fica na torcida para que mais pessoas sejam atingidas pelas misericórdias de Deus e venham a se converterem. Muitos curiosos visitam a igreja de Cristo, porque ouvem falar que Deus está presente no meio do seu povo. Portanto, é importante que isso seja comprovado pelos que nos visitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...