segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Romanos 1:13

Romanos 1:13 - Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
NÃO QUERO, POREM, IRMÃS. Ao que tudo indica, ainda que de maneira sutil, a igreja de Cristo na cidade de Roma cobrava a visita de Paulo. Assim como as boas novas sobre a igreja na capital do império circulavam por todas as partes. Por lá as boas notícias sobre o ministério de Paulo também haviam chegado. O mesmo desejo ardoroso que o apóstolo tinha de chegar até eles. Esta mesma vontade também havia nos irmãos de que o pregador lhes fizesse uma ou mais visita. O fato de Paulo lhes chamar de irmãos, trata de sua simplicidade em considerar os irmãos como ele próprio. Ele era um pregador importante, mas não levava isso em consideração.

QUE IGNOREIS QUE MUITAS VEZES. Parece-nos nas entrelinhas de que havia mesmo repetidas cobranças ou convites da igreja em Roma para que Paulo lhes visitassem. Se não, por outro lado, a própria consciência do apóstolo era quem lhe estava cobrando pelas quebras de trato, por ainda não ter ido visitar os irmãos. Meio que tentando se justificar, o apóstolo solicitava a compreensão dos irmãos, no sentido de que tivessem a certeza de que ele por muitas vezes se prontificou a viajar a Roma. Não foi uma ou duas, foram muitas vezes que ele programou isso, mas não deu certo.

PROPUS IR TER CONVOSCO. Neste ponto, Paulo revela a sua pura disposição em ir visitar aos irmãos. Certamente se programou inúmeras vezes. Quem sabe em algumas ocasiões chegou até a arrumar as malas. Essa expressão denota a realidade da predisposição do apóstolo em ir ter com a igreja e com os irmãos. Não houve somente à vontade nem o desejo apenas. Repetidas ocasiões ele tomou atitude, organizou a viagem, mas, de última hora as coisas não se encaixavam e não deram certo mesmo.

MAS ATÉ AGORA TENHO SIDO IMPEDIDO. Esta carta foi escrita quando Paulo estava em Corinto, na sua terceira viagem missionária. Certamente estes motivos dos impedimentos de Paulo viajar a cidade de Roma eram por conta dos seus muitos labores em torno de suas viagens missionárias e da implantação de igrejas por onde passava, além é claro, da responsabilidade que lhe cabia de discipular os novos convertidos, quando da implantação de uma nova igreja.

PARA TAMBÉM TER ENTRE VÓS ALGUM FRUTO. Assim como ele vinha dando muitos frutos por onde passava e aonde chegava, ele também se proponha a ir à igreja de Cristo na cidade de Roma para oferecer os seus dons em favor dos irmãos e para a edificação da igreja. Basta o que está registrado no livro de Atos para termos uma ideia do quanto a apóstolo estava envolvido com a obra de Cristo. E fazendo um apanhado em todo o Novo Testamento chegamos à conclusão de que Paulo trabalhou mais do que os demais apóstolos em prol da igreja primitiva e do reino de Cristo.

COMO TAMBÉM ENTRE OS DEMAIS GENTIOS. Os gentios a quem se refere, diz respeito aos não judeus. Paulo era Israelita, e como tal, considerava por questões culturais os demais povos gentios ou pessoas sem Deus. Ele foi escolhido para semear o evangelho entre os gentios. Já tinha feito isso em outros lugares, menos em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...