terça-feira, 14 de agosto de 2018

Romanos 1:19

Romanos 1:19 - Porquanto, o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
PORQUANTO. Esta expressão abre a possibilidade de se tratar de um assunto não diferente, mas de introduzir ou acrescentar algo ao que já estava descrevendo. O que Paulo pretende enfatizar em seguida é que todos, tanto os justos quanto os injustos tem algum conhecimento da justiça de Deus. E como Deus age para demonstrar de que quem realmente controla o mudo é Ele. Se as pessoas não podem vê-lo com o sentido da visão humana, porem tem a noção pouca ou muita de que Ele intervém, quando necessário para punir os injustos e galardoar os que agem de forma correta. Negar este princípio fundamental da existência humana é ser ímpio. E aceitar isto como crença pela fé, se traduz como sendo temor ao Criador de todas as coisas.

O QUE DE DEUS. O Senhor é transcendental e eterno. O que é possível o homem saber e conhecer do seu Criador é tangível. No entanto, existem coisas a respeito do Todo-poderoso que o ser humano não tem capacidade de absorver. Deus é infinito e o ser humano e absolutamente limitado. Nem por isso Deus se torna inaccessível ao homem. Pelo contrário, o Senhor mesmo se dar a conhecer as suas criaturas. De alguma forma todo ser humano que passa pela terra tem algum tipo de contato com o Deus eterno. Quem nega conscientemente a existência de Deus, assim o faz no puro ato de alienação ou rebelião. Negar o Criador é negar a si mesmo como criatura.

SE PODE CONHECER. O que de Deus se pode conhecer. Observamos neste particular que existe um limite na revelação da pessoa de Deus, no tocante ao ser humano. Deus é o Espírito e o homem é natural, ou seja, ele vive mais para as coisas materiais. São duas dimensões completamente distintas entre si. Mas isso não neutraliza a chance de que o homem tem de conhecer a Deus naquilo que lhe é permitido. Aqueles que vivem mais no espírito tem mais penetração no conhecimento de Deus. E ainda mais os que são guiados pelo Espírito do Senhor, porque o Espírito Santo revela a pessoa de Deus.

NELES SE MANIFESTA. A pergunta é: Neles quem? Nos atributos de Deus! O escritor está para introduzir um tema de suma importância na interligação entre a criatura e o Criador. Onde o ponto de contato é justamente a manifestação de Deus na história e para os seres humanos por meio dos seus atributos. Não vemo-lo com os olhos físicos, mais sabemos que Ele existe e é bem ativo, pela manifestação dos seus atributos. É necessário, portanto, que o homem fique atento às intervenções do Deus invisível por meio de suas ações perceptível. O que é intangível pode ser perceptível ao homem.

PORQUE DEUS. Deus é Supremo, Poderoso, Magnânimo, Altíssimo e tudo o mais de adjetivos fortes que possamos enumerar em nosso linguajar fraco e débil. Todavia, Ele mesmo se dar a conhecer para as suas criaturas. E assim o faz para que haja essa comunhão com o homem, que segundo a revelação da natureza nos faz entender que é a coroa da sua criação de Deus, isto é: O homem é a imagem e semelhança de Deus.

LHO MANIFESTOU. O que está disponível em termos de informação no conhecimento de Deus, o Senhor mesmo se encarrega de dar esse acesso para que todos o conheçam, naquilo que é possível. Na verdade quem o busca, encontrá-lo-á.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...