sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Romanos 1:31

Romanos 1:31 - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia.
NÉSCIOS. Esta é uma palavra que se traduz por tolo, ignorante, incapaz, idiota e estulto. Com isso o escritor deste texto foi duro ao afirmar que os incrédulos não passam de pessoas rudes, que não tem entendimento para compreenderem as grandezas de Deus. Paulo classifica os seres humanos sem Deus como sendo pessoas incapazes de entenderem que tudo procede de um Deus Criador. E que aqueles que vivem distante do governante universal, assim o fazem por pura ignorância e idiotice. Paulo ainda não tinha estado com a igreja cristã na capital do império romano, mas já dava demonstração de que quando chegasse lá não ia amenizar o seu discurso em denunciar a forma perversa como os ímpios se comportam em seu estado de rebelião. INFIÉIS. Os pagãos (seres humanos alienados de Deus) fazem questão em não querer assumir nenhum compromisso de fidelidade com o seu Criador, porque a síndrome da apostasia lhes domina completamente. Os ímpios tem prazer em fazer tudo aquilo que contradiz a vontade do seu Criador, e assim o fazem como deboche mesmo. De todas as formas buscam ridicularizarem as coisas do reino de Deus, sejam por palavras ou por atos. Desde Romanos 1:18-31, que Paulo vem enumerando os vícios que classificam o modo de vida de todos aqueles que se mantem indiferente com Deus.

NOS CONTRATOS. Desconsideram os pactos feitos entre Deus e o seu povo. Não acreditam na revelação bíblica como sendo a maneira como Deus expressa a sua vontade. Não dão crédito na inspiração das escrituras por acharem de que elas não passam de escritos humanos da religiosidade.

SEM AFEIÇÃO NATURAL. Na realidade era para todos os seres humanos automaticamente viverem para Deus. Isso de forma natural, uma vez que tudo que acontece em toda a extensão da criação tem o indicativo de que existe um Deus Planejador, Criador, Controlador, e que governa em todas as dimensões do universo.

IRRECONCILIÁVEIS. O que Deus fez pela humanidade por meio da obra realizada por Cristo em termos de benefícios é algo realmente de valor incalculável. No entanto, os incrédulos não aceitam tais benefícios como também não acreditam em nada disto. E Cristo, Deus estava reconciliando consigo mesmo todas as coisas, no entanto, os ímpios não buscam ter paz com Deus, por isso se mentem alienados do seu Criador.

SEM MISERICÓRDIA. Como os infiéis não tem nenhum compromisso com Deus, isso os leva a também agirem de maneira odiosa para com o seu próximo. A lei de Cristo é: Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. Quem não ama a Deus não tem como amar ao seu próximo. Quem aborrece a Deus, sistematicamente odeia seu próximo. Distante de Deus vivendo ao bel prazer qualquer pessoa tem automaticamente a tendência de desenvolver tais características deste texto apontadas por Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...