segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Romanos 1:12

Romanos 1:12 - Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
ESTO É. No texto anterior Paulo fala que desejava ver a igreja na cidade de Roma para lhes compartilhar algum dom, com o objetivo de confortar a igreja naquela cidade. No entanto, ele também percebe neste ponto, de que precisava igualmente ser consolado pela presença dos cristãos da capital romana. Tem uma frase que se aplica muito bem neste particular que diz: É dando que se recebe. Paulo teve neste momento um toque na sua consciência de que se desejava confortar os irmãos na igreja em Roma, ele também era carente de ser confortado. Até porque ele foi duramente perseguido.

PARA QUE JUNTAMENTE CONVOSCO. O apóstolo admitia neste ponto de que os dons espirituais são como uma estrada de mão dupla, em que serve tanto para quem vai como também para quem vêm. O pregador que transmite uma mensagem de acordo com a palavra de Deus, ele alimenta a igreja, mas também fortalece a sua própria alma. Aqueles que têm algum dom espiritual e compartilha deste dom para o benefício de alguém, o portador do dom também sai fortalecido em sua fé e em suas convicções, por ver e participar da virtude de Deus. Além dos mais, se Deus nos usa para abençoar outras vidas, nos torna mais compromissado com o reino de Deus, por sentir que somos instrumentos de Deus na terra. Isso é privilégio, mas também responsabilidade.

EU SEJA CONSOLADO. Paulo não tinha uma vida nada fácil. Recebeu de Cristo a grande missão de levar as boas novas da nova aliança em muitas cidades e lugares do mundo civilizado de então. Por conta da importância de sua tarefa missionária passava por muitas dificuldades. Vivia sobe pressão de dentro e de fora da igreja. Foi preso por ser um servo de Cristo. As muitas lutas lhes acarretavam angustias, tristezas e amarguras. Todavia, desejava ser aliviado disto tudo ao chegar à igreja que desejava conhecer.

PELA FÉ MÚTUA. Paulo já visualizava coisas grandes e extraordinárias acontecendo no meio da igreja, por juntar a sua grande fé com a dos irmãos e irmãs daquela igreja. Um pouco antes o apóstolo tinha colocado em destaque a fé da igreja da capital romana ao afirmar: Romanos 1:8 - Porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. Era notório por onde Paulo passava o anúncio das convicções da igreja de Cristo em Roma.

ASSIM VOSSA. A fé da Igreja em Roma já era conhecida por todas as partes. Um povo que era perseguido e que tinha seus bens confiscados pelo governo romano, muitos foram mortos ao fio da espada e devorados pelos leões nas arenas esportivas daquela cidade sanguinária. Mas não negavam a sua fé genuína do Salvador do Mundo, Cristo Jesus. Os cristãos na cidade de Roma viviam nas cavernas subterrâneas da terra.

COMO A MINHA. Paulo reconhecia a grande fé da igreja na cidade de Roma. Mas dizia ele: Eu também tenho esta mesma fé. Um exame cuidadoso da vida do apóstolo Paulo nos ensina de que somente alguém de muita fé como ele poderia suportar tudo o que ele teve de passar por conta do evangelho libertador do Senhor Jesus e de sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...