Romanos 1:16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. PORQUE NÃO ME ENVERGONHO. Neste ponto de sua epístola, o apóstolo Paulo nos focaliza naquilo para que se distinguia o seu ministério, que era pregar o evangelho com toda ousadia. Fosse onde fosse, estivesse com quem estivesse, sejam os seus compatriotas Judeus ou com os gregos, bárbaros, sábios ou ignorantes. O seu principal tema e plataforma de vida era anunciar o evangelho de Cristo. Não tinha vergonha e nem medo de falar a respeito do messias de Deus, nem de dizer que a salvação depende da fé das pessoas na obra perfeita realizada por Cristo.
DO EVANGELHO DE CRISTO. Cristo é o Messias profetizado nas Escrituras do Velho Testamento, a esperança cultural dos Judeus e o cumprimento das promessas divinas para a humanidade. Seu nome significa o enviado de Deus, aquele que era ungido do Pai nas coisas concernentes ao reino celestial. O evangelho de Cristo é tudo aquilo que englobam todas as boas novas e ensinos que já existiu sobre Jesus de Nazaré, que é o Emanuel de Deus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus de Nazaré.
POIS É O PODER DE DEUS. Em si tratando de um conjunto de ensinos em termos de iluminação para a sabedoria, o evangelho é o poder de Deus. Para os Judeus, a legislação mosaica era o topo mesmo da sabedoria, que iluminavam os filhos de Israel para a fidelidade a Deus. Já para os Gregos, o acúmulo infinito da sabedoria terrena era mesmo o farou das virtudes mais desejadas por eles. Para Paulo, o evangelho Cristocêntrico é o poder de Deus em essência para levar o homem a vida eterna.
PARA A SALVAÇÃO. Paulo descartava a lei como meio de justificar o homem para com Deus. Tornava nula a cultura do saber terreno dos Gregos como elo de iluminação para a perfeição. Todavia, exaltava as boas novas de Cristo, como questão sinequanô para conduzir a humanidade de volta para o seu Criador. É a isto que ele chama de evangelho poderoso para salvação de todo aquele que crer em Cristo Jesus, o Senhor.
DE TODO AQUELE QUE CRER. Para a metodologia de ensino de Paulo e de conformidade com as regras livres da nova aliança, para que alguém, seja quem for, venha a atirar-se nos braços de Deus com segurança, basta crer no que está escrito sobre o Messias de Deus, aceitar a Jesus de Nazaré como sendo o Cristo, Ungido de Deus e Enviado de Deus Pai. Crer no evangelho poderoso de Cristo representa toda uma caminhada em um único rumo à salvação e a vida eterna em Cristo Jesus.
PRIMEIRAMENTE DO JUDEU. O nome “Judeu” para a época em que esta epístola Paulina foi escrita tem uma conotação mais estritamente de cunho religiosa, quando se refere aos Israelitas guardiãs da legislação mosaica. O que Paulo tentava dizendo é que se os legalistas Judeus cressem nas boas novas do evangelho seriam salvos.
E TAMBÉM DO GREGO. O Messias foi primeiramente enviado para os Judeus, mas como eles não aceitaram Jesus de Nazaré como sendo o Cristo, houve uma abertura grandiosa para a salvação dos gentios. A porta da graça se nos abriu por Cristo Jesus.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
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